Caxias revela potencial na produção de melancia

 

A plantação de melancia foi realizada em uma área com quase 2 hectares e chama atenção no Povoado Bonito, no 3º Distrito de Caxias. A parceria entre Francisco das Chagas, o Branco, e Lucídio Araújo, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, está resultando em uma plantação frutífera e com possibilidade crescimento.





“O apoio logístico da Secretaria de Agricultura é muito valioso, pretendemos com a graça de Deus aumentar nossa produção. Nós temos melancia e milho. Nós vamos plantar milho, assim que colhermos a melancia”, disse Lucídio Araújo, agricultor.

A média nacional da produção de melancia por hectare varia entre entre 25 e 30 toneladas por hectares, mas as perspectivas por aqui são mais animadoras, o que demonstra o fortalecimento da Agricultura Familiar.

“Começamos a produzir nesta área e aqui acredito que vamos aumentar a quantidade de produto e toneladas, eu acho que vamos tirar umas 40 toneladas de melancia por hectare. A média da região é 35 hectare, se a gente conseguir passar 40 hectare, nós vamos bater o recorde”, frisa Francisco das Chagas (Branco), agricultor.

Em 2019 no Povoado Chapara, a colheita rendeu mais de 35 toneladas por hectare de melancia, despertando interesse de produtores de Pernambuco.  O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caxias acompanha de perto, a Assistência Técnica implementada pela Secretária Municipal de Agricultura, e percebe que o incentivo tende a mudar a realidade da agricultura de Caxias neste segmento.

“Registrar um momento como esse é muito importante porque você ver o potencial dessa região e a parceria que a gente tem com a Secretaria Municipal de Agricultura na luta pelo desenvolvimento da Agricultura Familiar, porque traduz no incentivo a outras pessoas, para melhorar o desenvolvimento. A Agricultura familiar é muito importante porque todos precisam dela pra viver”, lembra Antônio José, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caxias.

“Esse giro que temos feito na cidade de Caxias que tem proporcionado a mostrar o perfil de solo da nossa cidade e como podemos desenvolver não só a cultura da melancia. Aqui a assistência é permanente, o agricultor está sempre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, o que nós podemos fazer para beneficiar nós fazemos, uma vez que somos uma Secretaria geradora de renda”, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

Aos poucos a lógica da produção e do abastecimento de melancia de Caxias está mudando. Cada vez mais os caxienses compram a melancia produzida no próprio município, valorizando a agricultura familiar local.

“Desde o ano passado, com assistência técnica, com orientação dos agricultores, a produtividade ultrapassou a média nacional. A gente acredita que nesta área vão ser retiradas 35 toneladas por hectare de melancia, e isso é importante porque coloca Caxias na rota de produção dessa cultura”, explica Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

Fonte: Portal Guanaré

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022