EDUCAÇÃO - Escolas da Rede Municipal de Educação de Caxias (MA) superam média nacional do IDEB

     Edinir Fernandes, coordenadora da escola Paulo Marinho.


A educação de Caxias conseguiu destaque no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta do Ministério da Educação para Caxias em 2019 foi de 4.5, mas o município atingiu 4.8.

    Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)


"A qualidade da educação é alcançada através de vários investimentos feitos para estruturar a educação. Desde a estrutura física, mobiliário, formação de professores, material didático, para que a gente possa chegar a superação de metas, com base na resiliência e responsabilidade. Que nossas escolas possam se desenvolver na leitura e na escrita para que a gente possa continuar evoluindo", afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).


Algumas escolas atingiram índices que superaram à expectativa, muito acima da média nacional e outras que superaram seus próprios desafios.  Nos anos finais: Guiomar Assunção, de 4.5 para 4.7; Colégio Militar Deborah Pereira de 3.3, para 4.0; Escola Antônio Rosa de Lima, no povoado Sítio a meta era 2.3, a atingiu 2.7.

 

Nos anos iniciais as notas foram bem elevadas: Escola Gilberto Barbosa no Centro de Caxias alcançou  6.3; Escola Sinhá Castelo de 4.7 para 5.7; Educandário Eva Silva Magalhães de 5.5 para 5.7; Santos Dumont 5.1 para 5.6; Lourdes Feitosa de 5.3 para 6.2; e, a escola Paulo Marinho de 6.5 para 6.7, o melhor índice do município.

    Elenilde Fernandes, gestora adjunta da escola Lourdes Feitosa


"É com grande satisfação que apresentamos à comunidade Caxiense o resultado do IDEB 2019 (Resultados e Metas) da U.E.M  Lourdes Feitosa no bairro Cangalheiro, com nota 6.2, no Ensino Fundamental I - (1° ao 5°). Enquanto gestora adjunta, participe do processo e parabenizo à escola como um todo, em especial aos professores, pais, alunos do 5° ano 2019. Resultado de muito trabalho, parceria, harmonia e compromisso de todos os envolvidos no fazer à  Escola Lourdes Feitosa, cada dia melhor. Parabéns, estamos  felizes, a gratidão não cabe no peito, obrigada Deus", disse Elenilde Fernandes, gestora adjunta da escola Lourdes Feitosa no bairro Cangalheiro.


    Edinir Fernandes, coordenadora da escola Paulo Marinho.


"A nossa escola trabalha visando o melhor para o nosso aluno. Em 2019 nós conseguimos 6.7, e nossa escola é a primeira no município de Caxias. É produto de um trabalho desde o primeiro ano para chegar neste nível. É uma escala e um trabalho em equipe. Nós estamos trabalhando para conseguir sempre um patamar melhor", afirma Edinir Fernandes, coordenadora da escola Paulo Marinho.


" Nós lançamos um desafio para as escolas, por exemplo, se a meta era quatro, a escola tinham que alcançar 5, e assim por diante. E, a escola Santos Dumont, Lourdes Feitosa, Paulo Marinho, Gilberto Barbosa, Sinhá Castelo, Antônio Rosa de Lima, são exemplos de escolas que resolveram se superar", lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). 


 A Secretária afirma que o IDEB também revela desafios que precisam ser enfrentados, apontam melhorias que devem ser implementadas, além das que já estão sendo feitas na Infraestrutura e práticas pedagógicas.


"Nós temos também escolas que mantiveram suas notas, e algumas que decresceram, e isso nos mostra o quanto a gente ainda precisa avançar, temos que repensar práticas pedagógicas e outras questões. Diante de um tempo de Pandemia, a educação sofreu um impacto grande e no próximo ano o desafio será ainda maior, porque ainda não estamos nas aulas presenciais, então esperamos que o governo federal repense como será a avaliação para que os municípios não sofram com os resultados", destaca Ana Célia Damasceno - secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).


A secretária também acredita que o IDEB deva passar por mudanças para ser mais abrangente. Uma vez que somente avaliando os conhecimentos de Português e Matemática, não é possível dizer tudo sobre a realidade escolar.


"Há estudos e pesquisas no sentido de mostrar que é possível avaliar as escolas, mas  que é possível avaliar estrutura física, o PPP da escola, a relação com a família, tudo isso, a partir de 2021 deve haver mudanças no Saeb, e isso deve ajudar os município", lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).















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