Nome cotado para o STF é do Piauí




Caio Junqueira

Por Caio Junqueira, CNN  


Militares próximos ao presidente Jair Bolsonaro ficaram surpresos com a entrada no circuito do nome do desembargador Kassio Nunes como cotado para uma vaga para o Supremo Tribunal Federal.


Alguns deles nunca tinham ouvido falar de Kassio, nome que vinha sendo construído nos bastidores a partir de um consórcio entre o senador Ciro Nogueira, principal liderança do Centrão, e o filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro. Outros apostam que é apenas mais um indicado, é um nome forte mas que não é prematuro tratar como certo e que o presidente vai avaliar a repercussão do nome.


O processo vem sendo lembrado como o mesmo que Bolsonaro fez para indicar um nome para a Procuradoria-Geral da República. Augusto Aras despontou como favorito mas depois perdeu força conforme o presidente foi ouvindo outros cotados. Depois, voltou para ser finalmente nomeado. 


Em princípio, o nome de Kassio pegou muito bem em Brasília. Além do Congresso e de boa parte da ala "garantista" do STF, que participou dos encontros do desembargador com o presidente via Gilmar Mendes e Dias Toffoli, advogados que atuam nas cortes superiores elogiaram o nome e também religiosos.


O motivo é que Kassio é considerado um conservador moderado com perfil técnico, discreto e visão humanista, e que portanto tenderia ao garantismo judicial. Foi lembrado também que ele já estava em campanha para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça, tendo seu nome chegado ao Palácio do Planalto por meio dessa campanha.


Sua atuação como desembargador, seja no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, seja no Tribunal Regional Federal, foi avaliada como sem grandes destaques em termos jurídicos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022