SAÚDE - CAPS III realiza palestra sobre Setembro Amarelo e valorização da vida

O tema abordado em uma palestra realizada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), fez alusão à Campanha 'Setembro Amarelo' e a conscientização sobre a importância da valorização da vida. O enfermeiro João Paulo, lembra que é possível ajudar uma pessoa que quer encerrar a própria vida, pois ela apresenta sinais.



"Em relação ao Setembro Amarelo, nós destacamos alguns sinais que a pessoa apresenta, e que a família deve estar atenta para poder ajudar, como: isolamento social, tristeza contínua, dentre outros, são sinais de que esta pessoa precisa de ajuda. Ao falar em desaparecer, dizer que quer acabar com o sofrimento são algumas coisas que as pessoas apresentam antes de tentar um suicídio. Se você puder ajudar, ajude. Sempre é possível ajudar", frisa João Paulo, enfermeiro do CAPS III.

    João Paulo, enfermeiro do CAPS III


O CAPS III é um centro que acompanha e ajuda pessoas que precisam de acompanhamento psicológico por estarem passando por uma situação difícil de ser solucionada individualmente.  O CAPS III integra a Rede de Atenção Psicossocial do município, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Caxias. 

    Déborah Pinheiro, Enfermeira e coordenadora do CAPS III.


"Nós tratamos sobre o Setembro Amarelo, e prevenção ao suicídio. É possível a gente se observar e perceber que algo não está normal. Há momentos de negação, a pessoa não quer reconhecer que precisa de ajuda. E, muitas vezes a pessoa mascara esse sentimento perante as pessoas, mas quando chega em casa, desaba. Se você não está aguentando alguma situação que está vivendo procure ajuda. Nos CRAS, no CAPS III e nas Unidades Básicas de Saúde", afirma Déborah Pinheiro, Enfermeira e coordenadora do CAPS III.


Uma das pacientes do CAPS III, Marinalva da Silva, destaca como está sendo o seu acompanhamento, após ter perdido uma pessoa da família. Ela conta que além do apoio da família, tem encontrado suporte nos profissionais do CAPS III.

    Marinalva da Silva, moradora do Bairro Cohab, usuária do CAPS III.


"A solução é você buscar ajuda, passar a tomar a medicação caso seja necessário, e viver a vida. É importante busca ajuda de um psicólogo, de um psiquiatra, porque estes profissionais estão é para nos ajudar. Quando iniciou a depressão em mim eu nem pensava que era depressão, porque tinha tristeza e choro, chorava muito, sem motivos, sem sentir dor. As vizinhas me disseram que eu estava com depressão e que eu precisava de ajuda. Eu estou sendo acompanhada, estou tomando remédios, ainda não me libertei da medicação, mas eu tenho certeza que vou vencer. Eu perdi uma irmã tem oito meses e isso vai somando.  É nesses profissionais que eu busco superar e na minha família. Muitas pessoas ainda tem medo de buscar ajuda, preconceito de procurar o psiquiatra, mas pra mim está representando ajuda", disse Marinalva da Silva, moradora do Bairro Cohab, usuária do CAPS III.


O CAPS III conta com uma equipe multiprofissional e está localizado no seguinte endereço: Rua São Francisco, nº 633, Bairro São Francisco, onde antes funcionada o Hospital Dia. Diariamente os caxienses recebem atendimento especializado e estão conseguindo prosseguir as suas vidas, dando um novo significado.


"Quando a pessoa chega aqui ela é escutada, é visto o melhor dia do atendimento. Nós temos profissionais especializados todos os dias da semana. Temos: psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, todos trabalhando juntos para oferecer um ótima atendimento a todos", frisa Déborah Pinheiro, Enfermeira e coordenadora do CAPS III.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022