SAÚDE - Prefeitura de Caxias abre a 13ª UBS com horário estendido no bairro Piquizeiro pelo Programa Saúde na Hora



A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Primária abriu a 13ª Unidade Básica de Saúde com horário estendido, a UBS do bairro Piquizeiro neste sábado (19), das 08h às 14hs. A UBS do Piquizeiro, juntamente com a UBS do Mutirão, UBS do Antenor Viana e do Itapecuruzinho, são unidades que funcionam aos finais de semana, sábado e domingo, conforme estratégia definida pela Atenção Primária.


"Aqui antes só funcionava de segunda à sexta-feira, agora também funciona no final de semana. Todos os serviços estão disponíveis. Quem precisar dos nossos serviços, a gente vai estar à disposição para atender todos os serviços oferecidos durante a semana e casos suspeitos de covid-19. A gente tem as medicações e faz os encaminhamentos", explica Sarah Pádua, enfermeira da UBS do bairro Piquizeiro.


"Esse novo horário é muito importante, porque a maioria das pessoas durante a semana, estão trabalhando, estão assoberbadas, estão preocupadas com outras coisas, e com o horário estendido elas têm acesso à saúde primária. Nós estamos com toda a equipe para atender a população", ressalta Ariane Costa, médica.


"As unidades que atualmente estão funcionando em horário estendido fazem parte de uma adesão do Município de Caxias ao Programa Saúde na Hora. O programa busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) em horário estendido" diz Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária


Ao todo Caxias conta com 10 Unidades Básicas de Saúde funcionando com horário estendido, das 18h às 22h: UBS Vila Paraíso; UBS Cohab; UBS Volta Redonda; UBS Salobro; UBS Nova Caxias; UBS Cangalheiro; UBS, Antenor Viana; UBS Castelo Branco; UBS Vila Arías e UBS Campo de Belém. 



"O programa também prevê: ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como horários noturno e do almoço; ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal nos municípios e Distrito Federal; fortalecer a gestão municipal e do Distrito Federal na organização da Atenção Primária; reduzir custos em outros níveis de atenção; Investir mais recursos da União para Atenção Primária à Saúde; diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares; dar suporte aos municípios e Distrito Federal para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional causada pelo novo agente coronavírus (2019-nCoV)", explica Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022