SAÚDE - UBS da Nova Caxias é a 12ª com horário estendido pelo Programa Saúde na Hora


A Unidade Básica de Saúde do Bairro Nova Caxias é a 12ª UBS com horário estendido. Com isto, Caxias já conta com 10 Unidades Básicas funcionando com horário estendido, das 18h às 22h: UBS Vila Paraíso; UBS Cohab; UBS Volta Redonda; UBS Salobro; UBS Nova Caxias; UBS Mutirão; UBS Antenor Viana; UBS Cangalheiro; UBS Castelo Branco; UBS Vila Arías; UBS Itapecuruzinho e UBS Campo de Belém. De acordo com Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária, três destas unidades, também funcionam nos finais de semana das 08h às 14hs: UBS Itapecuruzinho, UBS Mutirão e UBS Antenor Viana.


"A ampliação das unidades de saúde à noite, vai dá oportunidade para a família que não tem tempo de vir durante o dia. E, em relação aos atendimentos serão os mesmos feitos durante o dia, tanto os atendimentos médicos, quanto os de enfermagem. A expectativa que temos é diminuir o fluxo durante o dia e oportunizar o atendimento durante a noite", destaca Roberlene Gomes, enfermeira.


"A importância da UBS no período noturno é para dar oportunidade às pessoas que não podem vir durante o dia. As vezes a pessoa até tem necessidade, mas por conta do trabalho, não pode. Todos os serviços que a UBS oferece durante o dia, também tem durante a noite: atendemos gestantes; idosos; diabéticos; hipertensos; prevenção à covid-19", frisa Antone Vânia, médica.


A UBS com horário estendido faz parte do Programa Saúde na Hora do Governo Federal. O Secretário municipal de saúde, Carlos Alberto esteve na UBS para acompanhar a abertura da Unidade no período noturno. 


"Vai dá uma razoabilidade no que diz respeito ao distanciamento social, em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde, que recomendam que nós continuemos alerta. Nós temos três UBSs funcionando aos finais de semana, e 10 funcionando no horário noturno com o horário ampliado. Caxias é o município maranhense que melhor apresenta os indicadores de controle e disseminação do coronavírus, a nossa taxa de tratamento é muito grande. Mas não podemos baixar a guarda", frisa Carlos Alberto, secretário municipal de Saúde.


A médica acredita que a UBS tende a atingir o público masculino, que por tradição, não costuma procurar com muita frequência que as mulheres o serviço de saúde. "Os homens não procuram atendimentos na mesma frequência que as mulheres. A expectativa é de que os homens procurem mais", frisa Antone Vânia, médica.

















Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022