Sony fechará fábrica no Brasil



 

A Sony do Brasil vai fechar sua fábrica em Manaus, no final de março de 2021. O anúncio foi feito em comunicado da empresa com data de 14 de setembro. Além de fechar a fábrica, a empresa japonesa afirmou que irá “interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil LTDA, tais como TV, áudio e câmeras”.

A razão da decisão da japonesa é explicada no comunicado. Segundo ela a decisão foi tomada “considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”.

A Sony do Brasil esclareceu também que manterá sua operação de suporte aos clientes e seguirá atuando nos segmentos mais lucrativos de jogos eletrônicos, soluções profissionais e entretenimento. Nenhum deles, contudo, envolve operação industrial no Brasil.

A empresa finaliza seu comunicado com os tradicionais agradecimentos ao país.

COMENTÁRIO DA RIB

A Revolução Industrial Brasileira entende a economia industrial como elemento central de desenvolvimento. Dentro dela, as indústrias nacionais sempre serão prioritárias, pois somente quando muitas delas atingem um grau de sofisticação e importância comercial relevantes é que a sociedade começa a usufruir de um padrão de vida correspondente.   

Mas isto não quer dizer que sejamos absolutamente contrários à presença de multinacionais no Brasil. Apenas consideramos que as empresas de fora deveriam se inserir de maneira complementar na economia brasileira e sob a coordenação de um projeto para o desenvolvimento nacional.

Portanto, considerando que o desenvolvimento industrial é um processo de longo prazo, a perda da fábrica da Sony significa pouco. Mas para os problemas imediatos da economia brasileira, significa muito. O fechamento da fábrica comprova o que os economistas heterodoxos vêm dizendo há tempos: a demanda no Brasil está insuficiente.

E assim como já noticiamos outros fechamentos de fábrica neste site, a Sony também passa o atestado da recessão vivida pelo país.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022