OUTUBRO ROSA - Mulheres são assistidas no dia 'D' da UBS do Centro de Caxias (MA)
O dia 'D' da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro foi nesta terça-feira (20). A Campanha Outubro Rosa dialogou com mulheres que integram a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), SAAE, Assessoria de Comunicação e Gabinete da Prefeitura de Caxias. O objetivo é a prevenção contra o câncer de mama e câncer de colo do útero.
"É muito importante para as mulheres a nível municipal, estadual e nacional a prevenção, porque o Câncer é uma doença silenciosa. São dois cânceres o de mama e colo do útero que matam muitas mulheres, e se feita a investigação em tempo oportuno, muitas mulheres terão suas vidas salvas", lembra Vanessa Kelly, enfermeira da UBS do Centro.
"Muitas mulheres tem medo, mas a gente tem que fazer para se prevenir. É importante porque se a pessoa não procura o médico, a pessoa não vai descobrir o que tem. O importante é manter a vida saudável", afirma Maria da Luz, usuária
A parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e de Saúde, rende também esclarecimentos sobre a prevenção à violência contra as mulheres. "Hoje é o dia 'D' onde convidamos secretaria de educação, SAAE, Gabinete e ASCOM. A Secretaria de Políticas para as Mulheres aproveitou e convidou as mulheres desses órgãos. Nós estamos divulgando a Campanha Alô Vizinho, porque os vizinhos podem ajudar a mulher que está sofrendo algum tipo de violência, denunciando essa situação", destaca Elisa Torres, secretária municipal adjunta de Políticas para as Mulheres.
Na UBS, além da triagem e coleta, o atendimento com profissionais médicos já permitiram que exames também fossem realizados no CEAMI, o Centro Especializado em Assistência Materno Infantil.
"Mesmo estando na Pandemia nós estamos com a ação do Outubro Rosa tanto na zona urbana, quanto na zona rural para que a gente possa alcançar esta mulher, e garantir para elas a segurança desse exame que está a disposição desse exame. No CEAMI, estamos utilizando o espaço físico, nós trouxemos os médicos das unidades básicas e eles estão nos consultórios da UBS do Centro e do CEAMI. Após essa avaliação médica, se houver a prescrição da mamografia e da citologia. Já é marcada e coletada aqui mesmo no unidade básica", frisa Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.
"É muito importante que a mulher possa fazer essa prevenção. A idade está prevista pelo Ministério da Saúde como de 50 anos à 69 anos para fazer a mamografia. Esse auto reconhecimento das mamas a mulher deve fazer, desde a idade em que vai aumentando as mamas. A data é importante para intensificar o quanto é importante a prevenção, mas todos os dias é dia de prevenir", frisa Dr. Rafael, médico da UBS do Centro.
O trabalho segue por todo o mês de outubro. "A equipe multiprofissional vem trazendo todas atividades com as mulheres, que são atividades mentais, físicas, e trabalhando a parte social da mulher. Nós estamos incentivando as mulheres a participar dessa mobilização não apenas neste mês de outubro, mas o ano inteiro", lembra Andréia Almeida, coordenadora da equipe multiprofissional.
"O principal recado que a gente deixa para as mulheres, é que se previnam. A campanha quer que as mulheres antes de adoecerem percebam que têm a sua disposição um serviço de saúde que só existe porque elas existem na comunidade. Em Caxias tem um serviço bem completo, com unidades básicas de saúde com médicos e enfermeiras. O que a gente deixar é para que as mulheres busquem este serviço", frisa Amanda Costa, coordenadora de Saúde da Mulher.
Comentários