OUTUBRO ROSA - Prefeitura de Caxias realizou mobilização de mulheres nos Bairros Luiza Queiroz e Itapecuruzinho

A mobilização dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Políticas para as Mulheres na tarde dessa terça-feira (13) foi na Unidade Básica de Saúde do bairro Luiza Queiróz e no Ginásio de Esporte do Bairro Itapecuruzinho. Moradoras das comunidades ouviram palestras de médicos, enfermeiras, dentistas, dentre outros profissionais. O principal recado da Campanha Outubro Rosa é sobre a prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero.


"Nós estamos no Outubro Rosa que é o mês de prevenção contra o Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero. A mamografia é feita a partir dos 40 anos, e em relação ao Câncer do Colo Uterino é feita a Citologia Oncótica, o exame do Papanicolau entre os 25 e 64 anos. Hoje acesso ao exame não é o problema", destaca Leonardo Pinho, médico.

"A prevenção é o melhor cuidado para nós mulheres, evitar um agravo maior. Aqui na nossa UBS vamos estar atendendo todas as mulheres e estamos dando orientações a todas, com esclarecimentos sobre o que elas devem fazer. Todos os dias estamos fazendo exames para prevenir esta doença", frisa : Larissa Maciel, enfermeira. 


"O recado que eu deixo para as mulheres é se toquem mais. Nós estamos fazendo a mobilização das mulheres para que elas procurem a UBS para fazerem o exame citológico, quando o encaminhamento para o exame da mama", lembra Márcio Henrique, enfermeiro da UBS do Itapecuruzinho. 

"Lembramos que esta campanha é simbólica apenas, porque as mulheres devem procurar esta prevenção o ano inteiro. É importante elas estarem participando das ações de saúde, porque é isso que traz a saúde da mulher", afirma Andreia Almeida, coordenadora do NASF.


Atualmente o acesso ao exame da mama é fácil. Por mês a cota do município é de 700 exames que não é atingida. O objetivo é mobilizar mais as mulheres para que elas procurem mais às unidades em busca do serviço e da prevenção contra o câncer de mama, e contra o câncer de colo do útero.


"O que as mulheres têm que fazer é se prevenir para evitar que a doença chegue. Eu já fiz o exame e não tive medo de fazer, o importante é se proteger", diz Antônia Elza, moradora do bairro Luíza Queiróz.


"Gostei muito das palestras, as mulheres têm que se prevenir", lembra Ana Cláudia, moradora do Fumo Verde.


"As mulheres têm disponível três clínicas que dispõem de exame para as mulheres. Nós temos por mês mais de 700 mamografias disponíveis. A gente pede as mulheres que busquem os serviços de saúde, aquelas que necessitam fazer, porque o exame é recomendado pelo profissional médico, mas para isto elas devem buscar a Unidade Básica de Saúde e conversar com o seu médico para conduzir quem vai fazer os exames", explica Amanda Costa, coordenadora de Saúde da Mulher


Além de cuidarem da saúde, as mulheres também ficaram sabendo como se preveniram contra a violência contra a mulher. Que falaram sobre a Campanha Alô Vizinho. 


"O índice de violência contra as mulheres aumentou bastante durante a Pandemia. Queremos dizer que em briga de marido e mulher todo mundo bota a colher sim, denuncie e nós estamos divulgando o projeto. Se você souber de algum caso de violência devemos denunciar e ajudar as mulheres", frisa Franciane Barradas, coordenadora do núcleo de  Empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

"Além da Campanha do Outubro Rosa, nós temos a Campanha Alô Vizinho. Nós estamos disponibilizando os números do Tele Atendimento da Secretaria da Mulher para que as mulheres busquem os serviços. Nós estamos recebendo muitas ligações  via WhatsApp", frisa Aliny Negreiros, coordenadora do CRAM.


"Nós estamos em parceria indo às UBS's na zona urbana e rural. Além da Campanha Outubro Rosa, estamos divulgando a Campanha Alô Vizinho. Nós temos um cartão com os números do CRAM, da Delegacia da Mulher. Caso alguém ouça alguma coisa, ajude esta mulher que está sofrendo violência", destaca Elisa Torres, secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres


Os números para que a mulher possa entrar em contato com o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), são: 98201 9939 e 98258 5893.


A Campanha Outubro Rosa é realizada durante todo o mês de outubro e visa a conscientização de todas as mulheres. Cada Unidade Básica de Saúde tem o seu 'Dia D' de mobilização.


REGISTROS DO ITAPECURUZINHO!


















 

REGISTROS DA UBS DO BAIRRO LUIZA QUEIROZ



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022