SAÚDE - Caxienses comparecem às UBS's no dia 'D' da Campanha de Multivacinação


A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação da Vigilância Epidemiológica realizou neste sábado (17), o dia 'D' da Campanha de Multivacinação.  A Campanha que teve início no  último dia 05 de outubro segue até o dia 30 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde de Caxias (MA), que somam ao todo 37 UBS's. O objetivo é vacinar o público de 0 a menores de 15 anos. 


"Nós vacinamos hoje desde a criança pequena a menores de 15 anos. Temos uma vacina, que independente de ter tomado ou não, tem que levar a criança de novo, porque ela tem que tomar uma dose extra, é a vacina da gotinha, da pólio, para crianças de 1 a menores de 5 anos. Ela é o carro chefe da Campanha, porque a pólio deixa sequelas e não podemos deixar que esta doença volte no país",  frisa Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. 


A meta é vacinar pelo menos 90% do público de 11.662 crianças de 0 a menos de 5 anos.  Os adolescentes também devem se imunizar contra hepatite, tétano, sarampo, caxumba e rubéola, HPV, dentre outras doenças. A proposta é atingir quem não tenha sido imunizado ou esteja com os esquemas incompletos de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.


"O HPV afeta meninos e meninas, até porque é uma doença de transmissão sexual, e como muitos adolescentes iniciam a vida sexual, um acaba transmitindo para o outro. No caso das meninas, o HPV acaba causando o câncer de colo uterino, então já é uma prevenção", afirma Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.


Neste dia 'D', as equipes trabalharam de 08h às 17h00 recebendo os usuários do serviço público de saúde no município.  A coordenadora lembra que os profissionais estão atentos a quem apresenta síndromes gripais, ou suspeitas para covid-19, mas as vacinas não têm contra indicações, ou seja todos podem tomar a vacina sem problemas.


"Diante da Pandemia, as pessoas que estão infectadas, não têm contra indicação. Se ela tiver hospitalizada, pode tomar. Agora se a pessoa está em casa e apresenta sintomas, e ela vai para o posto de saúde com sintomas é melhor ela esperar os 14 dias do início da infecção para não transmitir a doença a ninguém, mas não há contra indicação para pessoas que estejam com covid-19", destaca Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022