SAÚDE - Parceria entre Prefeitura de Caxias e Governo do Estado facilita realização de novo Inquérito Sorológico no Maranhão





Começou nesta nesta segunda-feira (19) e segue até 30 de outubro a 2ª etapa do Inquérito Domiciliar que tem como tema: "Prevalência de infecção por covid-19 no Maranhão". O estudo é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, em cooperação com a Universidade Federal do Maranhão em 5.100 domicílios no Maranhão. Na região de Caxias, que envolve 6 municípios 408 entrevistados serão ouvidos, em Caxias são 238 pessoas entrevistadas pela pesquisa. 


"Em seis municípios serão entrevistadas pessoas em 12 setores censitários; desses 12 setores censitários sete acontecem em Caxias, isso quer dizer um total de 238. E, na região de saúde como um todo serão  408 pessoas que vão passar por entrevista e passarão por teste sorológico. Através do teste sorológico é que o estado, as regiões de saúde e os municípios poderão entender  como está a situação da covid-19 no estado", destaca Clennya Simão, gestora regional de Saúde.


A ideia é identificar a situação do vírus no Estado, ou seja, como está a disseminação ou não da covid-19 no Maranhão. No município de Caxias (MA) o estudo conta com a colaboração Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que vai oferecer os Agentes Comunitários de Saúde e outros profissionais, que são a ponte entre as famílias e os pesquisadores para que o Inquérito Sorológico seja um sucesso. 


O questionário abordará as estratégias de enfrentamento à pandemia, dados socioeconômicos e demográficos, a presença de sintomas relacionados à covid-19, a busca por serviços de saúde, a cobertura por planos de saúde e a realização de testes para covid-19, dentre outros aspectos. Com estes resultados, o governo do Estado terá subsídios para tomar as melhores decisões sobre a restrição ou abertura a continuidade da flexibilização das atividades no Maranhão.


"Em casa setor censitário, as 34 casas, os residentes serão sorteados. Não são pessoas determinadas previamente. Em casa residência as pessoas são sorteadas para realizar a sorologia. Após o resultado do exame se poderá determinar se a pessoa esteve com covid-19,  se a pessoa está infectada ou está doente no momento atual. Este é o 2º Inquérito Sorológico e a previsão de divulgação do resultado é a partir de 15 de novembro", frisa Clennya Simão, gestora regional de Saúde. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022