SAÚDE/MULHER - Campanha Outubro Rosa realiza prevenção contra o Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero na UBS do São Francisco





A mobilização da Campanha Outubro Rosa nessa quarta-feira (21) foi na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Francisco. Os Agentes Comunitários de Saúde foram as casas das mulheres para fazer a conscientização e mobilizar o público, afim de que todas estivessem na UBS para a realização de exames de prevenção contra o Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero. 


"A gente lembra a estas mulheres de que a prevenção deve ser feita todo mês. Nós vamos às casas dessas mulheres para conscientizar sobre a prevenção", lembra Francisca de Kássia, Agente Comunitária de Saúde.


Dona Antônia Viana, veio do Bairro Bacuri. Aliás, ela faz questão de buscar pelo serviço, foi a primeira a ser atendida.

"Eu não posso deixar de fazer esses exames. Aqui todo mundo me conhece, elas cuidam de mim. Eu fui a primeira a fazer o exame hoje. A gente tem que quebrar esse medo, porque se a gente não se prevenir, ninguém vai se prevenir pela gente", diz Antônia Viana, moradora do bairro Bacuri.


Além dos exames, as mulheres também estão recebendo informações sobre como se prevenir da violência contra a mulher. A Campanha Alô Vizinho disponibiliza alguns números para que a mulher possa entrar em contato. Os números do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), são: 98201 9939 e 98258 5893. 



"O público ele é diverso, e você sabe que nessa pandemia a violência contra a mulher aumentou. As mulheres ligam e perguntam se vão ser identificas, e a gente diz que não, porque a gente tem que manter o sigilo, tudo é feito pelo WhatsApp", explica Elisa Torres, secretária de adjunta de Políticas para as Mulheres.


A proposta é a parte preventiva. Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária, lembra que dois caminhos existentes na Rede Municipal de Saúde que direcionam a mulher. Um deles na parte preventiva e o outro na parte curativa.

"Os agentes comunitários de saúde foram buscar essas mulheres de idade específica que precisavam coletar esse exame, e permitiu a agenda do exame dentro da unidade, para que ela realizasse a coleta da citologia. Em relação à mamografia, elas estão passando por uma consulta médica, elas saem avaliadas por uma consulta médica. Se a médica tiver indicação ela solicita a mamografia, e dentro da unidade básica esse exame é marcado para que ela possa fazer em um laboratório. A intenção dessas ações é identificar mulheres acima de 40 anos, que venha a apresentar possíveis sinais do câncer. Se nós identificamos algum nódulo, a mulher é encaminhada ao CEAMI, para um atendimento com o mastologista, avalia se há necessidade de uma intervenção cirúrgica. Se tiver a necessidade, é feita a retirada do nódulo e a biópsia para identificar se é maligno ou benigno. Identificando que é maligno, ela é encaminhada ao oncologista, ainda dentro da Rede Municipal", explica Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.





















Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022