Supremo confirma que título de eleitor não é obrigatório para votar




Gabriela Coelho Da CNN, em Brasília


O Supremo Tribunal Federal reafirmou que apresentação do título de eleitor não é obrigatória para votar — basta mostrar um documento oficial com foto. 


Os ministros analisaram uma ação apresentada pelo PT contra a Lei 12.034/2009, que havia fixado a exigência de o eleitor apresentar, além do documento, o título de eleitor. Uma liminar havia derrubado a regra em 2010. Agora, o plenário virtual a confirmou.


Segunda a relatora, ministra Rosa Weber, a lei que dificulta o exercício do voto, criando obstáculos desnecessários, não encontra amparo na Constituição.


"Aplicando o princípio da proporcionalidade à situação em concreto, a apresentação do título de eleitor não se mostra como exigência idônea, porque além de não ser o método mais eficiente para garantir a autenticidade do voto — ante a ausência de foto —, restringe de forma excessiva o direito de sufrágio", disse a relatora. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022