ELEIÇÕES 2020 - Pesquisa do Instituto MBO que aponta Wellington Moura à frente de Josa Silva está sob suspeita em São João do Sóter


É no mínimo para o eleitor de São João do Sóter ficar de olho bem aberto, com o resultado da pesquisa divulgado pelo Instituto MBO da cidade de Maracanaú, no estado do Ceará. Antes de entrarmos no assunto, vamos aos números de uma outra pesquisa.


No último dia 06 de outubro de 2020 divulgamos aqui no Blog Pantheon do Brasil as informações da pesquisa realizada pelo Insituto J.Pesquisa do Jornal Pequeno de São Luís (MA). Vale a pena ler de novo. 


ELEIÇÕES 2020 - Josa Silva com 58% lidera corrida pela Prefeitura de São João do Sóter


Pesquisa eleitoral registrada junto ao sistema Pesqele do Tribunal Superior Eleitoral no dia 28 de setembro de 2020 sobre o protocolo: nº MA-01314/2020, realizada por J.Pesquisa aponta vitória de Josa Silva (Republicanos) com 58% dos votos em São João Sóter em pesquisa estimulada; Wellington Moura (PDT) vem em segundo lugar com 25% das intenções de votos; e, em terceiro Tairo Rocha (PSDB) com 4%; Nenhum deles 5%; Não sabe ou não respondeu: 8%.




A pesquisa ouviu 300 entrevistados e foi realizada entre nos dias 22 e 23 de setembro de 2020. O universo de eleitores escutado foi o acima de 16 anos. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, considerando a base do eleitorado que é de 12.770 eleitores.  A pesquisa teve como área de abrangência: Centro, Mutirão, Novo São João, Palmeirinha, Cascavelão, Pov. Pedras, Pov. Axixá, Pov. Bacabinha, Pov. Santo Antônio, Pov. Bom Jardim e Pov. Candeias.


Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Josa Silva aparece com 54% da preferência dos eleitores de São João do Sóter; Wellington Moura vem em seguida com 24%; Tairo Rocha é lembrado por 2% dos eleitores; Ninguém: 1%; Não Sabe ou Não Respondeu: 16%.


A pesquisa também avaliou como o município está sendo conduzido. Para 67% dos entrevistados, o município está no rumo certo; já para 24% no rumo errado; Não sabe ou não respondeu: 9%.



Mudança de voto até as eleições

A sondagem também quis saber se os eleitores já estão decididos ou pretendem mudar o voto até as eleições. 80% dos eleitores ouvidos não pretendem mudar o voto; 14% afirma que pode mudar voto; não sabe ou não respondeu: 6%.



Aprovação

J.Pesquisa também sondou entre os entrevistados sobre a aprovação ou desaprovação da gestão municipal da prefeita Josa Silva. A gestão é aprovada 68% da população; 27% desaprova; não sabe ou não respondeu: 5%.





Wellington Moura




PESQUISA MBO (Instituto de Pesquisa M R BORGES SERVIÇOS / MBO PUBLICIDADE, MARKETING E PESQUISA).

Já a pesquisa do instituto MBO divulgada nesta segunda-feira (02), aponta Wellington Moura com 41,75%; a prefeita e candidata à reeleição Josa Silva com 37, 25%; e Tairo Rocha com 12,25%. O levantamento ouviu 400 entrevistados entre os dias 25 e 26 de outubro, tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. 


A taxa de confiança de 96,5% e está registrado no TSE sob protocolo número MA-06453/2020. Não sabe não responderam somam 4,75% e nenhum destes 4%.



PORQUE SUSPEITAR?


Em Colinas (MA), no último dia 01 de novembro de 2020, a justiça proibiu o Instituto MBO de divulgar o resultado de pesquisa, por não atender os requisitos legais da legislação eleitoral. A Justiça Eleitoral (por meio do juiz Silvio Alves Nascimento, titular da 29ª zona eleitoral) deferiu pedido de liminar da Coligação Unidos por Colinas, que tem a prefeita Valmira Miranda como candidata à reeleição, proibindo o instituto MBO de divulgar pesquisa eleitoral sem os requisitos legais. Caso o instituto insista na divulgação do resultado por qualquer meio, o juiz fixou multa de R$ 10.000,00 (Dez mil reais), por dia de descumprimento da decisão. Confira a AQUI a decisão.


Nos últimos meses o MBO tem ficado conhecido por divulgar resultados de sondagens suspeitas em diversas cidades, a exemplo de: Bejo (MA), Presidente Dutra, Mirador, Jenipapo dos Vieiras, Tuntum, Barra do Corda, dentre outros. Em algumas cidades, inclusive em São João do Sóter a suspeita, inclusive, é que a empresa não tenha ido a campo coletar as opinições dos eleitores. 


Na cidade de Brejo/MA, o juiz eleitoral Karlos Alberto atendeu um pedido do Partido Republicanos(PR) e condenou o Instituto de Pesquisas MBO a pagar multa de R$ 10 mil após detectar irregularidades em seu registro e colega de dados. No último dia 22 de setembro, o juiz determinou que a Fazenda Nacional recolha a multa aplicada contra o Instituto MBO/MR BORGES PUBLICIDADE. 

Diante do exposto, condeno a empresa M R BORGES SERVICOS / MBO PUBLICIDADE, MARKETING E PESQUISA ao pagamento de multa no valor de dez mil UFIR com fulcro no art. 34, §2º da lei 9504/97. 

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Não havendo recurso ou execução, arquive-se. 

Brejo, 10-09-2020. 

KARLOS ALBERTO RIBEIRO MOTA

Juiz Eleitoral

Processo n° 0600009-52.2020.6.10.0024

DESPACHO

Remetam-se os autos à Procuradoria da Fazenda Nacional para cobrança da multa.

Após, arquive-se.

Cumpra-se.

Brejo/MA, 22-09-2020

KARLOS ALBERTO RIBEIRO MOTA

Juiz Titular da Comarca


FONTES: Blogs Minuto Barra e Badeco. Além deles, temos as decisões de juizes eleitorais do Maranhão. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022