TRE debate protocolos sanitários contra a Covid-19 para as eleições 2020 no MA



Ao todo foram distribuídos 69 toneladas de EPIs em todo Maranhão.

Por G1 MA


Com a proximidade das eleições municipais, que acontecem no dia 15 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), realizou nesta sexta-feira (6) uma reunião para discutir o protocolo de segurança sanitária de combate ao novo coronavírus, que será implementada durante o processo eleitoral.


A reunião foi realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Luís. Participaram da conversa, o presidente, desembargador Tyrone Silva, o corregedor, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos e o diretor do TRE-MA, desembargador Gustavo Araujo Vilas Boas. Além disso, participaram da reunião, juízes de juntas especiais que vão trabalhar durante o pleito.


Os magistrados vão trabalhar em 31 juntas eleitorais no estado. Durante a reunião eles discutiram também sobre a segurança dos locais de votação durante o processo eleitoral. Ao todos, 98 municípios Maranhenses vão contar com a ajuda de força federal para manter a ordem no pleito.


As polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária devem coibir crimes eleitorais. A PM vai atuar com mais de 6 mil policiais em todo estado e a Polícia Federal vai usar um drone em vários locais para detectar boca de urna, propagandas proibidas ou aglomerações.


“Com relação as propagandas eleitorais, nós temos julgado reiteradamente no tribunal. Esse ano teremos uma ferramenta maior para fiscalização daqueles que tentarem burlar a legislação que será o uso do fronte por parte da polícia federal”, pontuou José Joaquim Figueiredo Dos Anjos, corregedor do TRE.


Esse ano, por conta da pandemia, não haverá biometria. O eleitor vai se identificar ao mesário com um documento com foto ou com o título de eleitor para assinar o caderno de votação. O aplicativo da Justiça Federal também será usado como uma via digital do título.


“É bom que se afirme que não teremos a biometria, mas a eleição será toda na urna eletrônica. Apenas não será usado a digital. Todo protocolo de segurança sanitária já está montado. Nós distribuímos 69 toneladas de EPIs em todo Maranhão”, explicou José Joaquim Figueiredo Dos Anjos, corregedor do TRE.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022