SEGURANÇA - Assaltos e insegurança em Caxias (MA) mostra que cena política de Adelmo Soares e dos Coutinhos com troca de comando não funcionou

Após três bandidos realizarem assalto a um comércio no bairro Teso Duro, nas proximidades da igreja de São Pedro, um homem tentou reagir e foi alvejado com um disparo, tendo morte imediata no local. Trata-se de Antonio José dos Santos de 38 anos, que estava consumindo bebida no estabelecimento no momento da ação. Os três bandidos teriam chegado pilotando uma única motocicleta. 






Familiares da vítima registraram boletim de ocorrência acompanhados da Polícia Militar, no Plantão Central da Polícia Civil. Eles preferiram não gravar entrevista.


Em outra ação na manhã dessa quarta-feira (20), dois bandidos, praticaram assalto a um estabelecimento comercial no bairro Campo de Belém. Imagens do circuito interno de câmeras mostram a ação criminosa da dupla, que posteriormente foge em uma motocicleta. Suspeita-se que os dois tenham relação com o assalto que resultou na morte ocorrida no bairro Teso Duro.


Há dois dias, uma empresa teve todas mercadorias levadas em um Mini Shopping na Avenida Central no Centro de Caxias. O mesmo local já foi alvo de bandidos outras duas vezes nos últimos 60 dias. Esses são apenas alguns casos que têm ocorrido em Caxias, o que tem feito com que a população cobre ainda mais ações da Polícia Militar e Civil. Ou seja, providências mais efetivas diante das constantes ações criminosas.


A troca de comando presenciada recentemente, com a vinda do Secretário Estadual de Segurança a Caxias, Jéfferson Portela, parece não ter surtido efeito. Uma vez que não se trata de trocar o comando da PM ou da Civil, mas de dar condições de trabalho aos profissionais que praticam a Segurança Pública.


A jogada política, também tem por detrás a figura de Adelmo Soares (PCdoB) e Cleide Coutinho (PDT), que tentaram fazer cena política junto aos caxienses no período eleitoral. Os deputados estaduais eleitos por Caxias parecem não quererem perceber que a responsabilidade pela polícia ostensiva é o Governo do Estado, do qual estão na base de apoio. Está mais do que na hora de Adelmo Soares e Cleide Coutinho trabalharem em benefício dos caxienses, principalmente no quesito segurança, necessidade urgente entre os caxienses.


Após a morte de Zé Gentil (Republicanos), deputado que enquanto esteve na Assembleia Legislativa foi muito atuante em prol do município, os representantes que permanecem e deviam cobrar com mais veemência ações efetivas na área da Segurança por parte do Governo do Estado para Caxias e a  região dos cocais, uma vez que as polícias Civil e Militar atendem a região dos cocais, praticamente estão inativos. Talvez esta inação explique a derrota nas urnas no último pleito político.


Do jeito que está, é que não pode ficar.


Os caxienses ficam se perguntando, como seria se a Prefeitura de Caxias não tivesse doado duas viaturas para a Polícia Militar? Aliás, a gestão municipal apoia a PM com combustível, aluguel de espaço e até com alimentação para os policiais militares da instituição. O que se quer é uma maior presença do Governo do Estado em Caxias investindo na segurança pública e cuidando da obrigação constitucional que é oferecer o policiamento ostensivo, que repita-se, é obrigação do Governo do Maranhão. Tá na hora desses deputados estaduais eleitos por caxienses começarem a se mexer. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022