Apenas 22% dos municípios alcançaram 60% de pessoas imunizadas no MA

São Luís – Na manhã desta quarta-feira, 3, o Maranhão recebeu 62.400 novas doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantã, esse é o quinto lote de imunizantes que chega no estado, até o momento, foram recebidas 448 mil doses (CoronaVac e AstraZeneca). No entanto, ainda ontem, por meio de entrevista à imprensa, o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), anunciou que apenas municípios que comprovarem pelo menos 60% de cobertura vacinal, poderão receber novas remessas, segundo a atualização de 2 de março do site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente 22% das 217 cidades do estado já alcançaram tal marca.
Dino tomou a medida com base na baixa taxa de doses aplicadas no estado, essa taxa difere e muito do número de doses enviadas para os municípios. De 448 mil vacinas enviadas, apenas 202 mil já foram aplicadas, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no qual os números devem ser atualizados diariamente. No site da SES, até a atualização do dia 2 de março, apenas 48 cidades maranhenses haviam cumprido 60% de cobertura.
“O município recebe as vacinas, ao recebê-las aplica e tem o dever de alimentar o sistema informatizado do Ministério da Saúde. Nós não podemos lutar por mais vacinas enquanto no sistema as vacinas não aparecem como aplicadas”, ressaltou Dino. A medida foi oficializada no decreto estadual de número 36.531, assinado logo após a coletiva do governador.
Vacinas recebidas
As vacinas que chegaram na Rede de Frio Estadual ontem, serão destinadas a imunização de 29.675 pessoas – visto que a CoronaVac requer a aplicação de duas doses para surtir efeito –, entre trabalhadores da saúde e pessoas com idade de 80 a 84 anos.
O Estado, procurou a SES para confirmar quais municípios receberão novas remessas do imunizante, porém, até o momento do fechamento desta edição, não obteve resposta da pasta.
Novos leitos
Além dessa medida quanto a distribuição de novas doses de vacina, o governador anunciou outras medidas de combate à Covid-19. Uma delas é sobre a aquisição de novos leitos para a rede estadual de saúde.
O Hospital das Clínicas Integradas (HCI) receberá, até a próxima semana, 72 novos leitos para amparar os enfermos da Covid-19. Também receberá 48 novos leitos o HCM. O Centro de Saúde Genésio Rego contará com mais oito leitos.
Em Imperatriz o hospital de campanha ganhará 60 leitos, além do macrorregional que receberá 10. As cidades de Açailândia, Bacabal, Caxias e Codó também receberam novos leitos para tratar os doentes com coronavírus, essa será uma parceria entre o estado e prefeituras municipais.
SAIBA MAIS
Outras medidas tomadas (5 a 14 de março)
- Festas e Eventos: suspensas de forma absoluta em todo o Estado.
- Mudança de horário para os estabelecimentos comerciais na Ilha de São Luís: comércio deverá abrir às 9h da manhã e fechar às 21h, obrigatoriamente.
- O decreto prevê que podem existir exceções, mas que devem ser analisadas pelas entidades representantes do setor.
- Escolas e universidades: suspensão de aulas presenciais
- Serviço Público Estadual: suspensão de atividades presenciais, com ressalva aos serviços essenciais.
62.400 mil novas doses
448 mil no total
202 mil doses aplicadas
Comentários