Flávio Dino suspende atividades de bares e restaurantes e implora para a população manter distanciamento

Em pronunciamento nesta sexta-feira (12), o governador do Maranhão usou, pela primeira vez, o verbo implorar ao pedir que a população fique em casa durante a vigência do novo decreto. Medidas começam a valer a partir de segunda (15).

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou novas medidas para conter o avanço da Covid-19 no estado. Dentre elas, a suspensão de atividades em bares e restaurantes da Grande Ilha de São Luís.

Durante o pronunciamento, o governador usou, pela primeira vez, o verbo implorar ao pedir para que a população mantenha o distanciamento social.

"Volto a pedir, volto a conclamar, volto a convidar e, pela primeira vez em entrevista coletiva, uso o verbo implorar. Eu estou implorando: pelo amor do nosso senhor Jesus Cristo que as pessoas nos próximos dias cumpram esses compromissos mínimos. Mínimos, básicos", seguiu.

suspensão de atividades em bares e restaurantes começa a partir de segunda-feira (15). O governador explicou, que com as novas medidas, o decreto antigo em vigor no estado desde a última sexta-feira (5), será prorrogado até 21 de março.

“Nós precisamos de um prazo para que os estabelecimentos se adaptem, por isso estamos dando três dias de adaptação. Bares e restaurantes são lugares propícios para que as pessoas não usem máscara’’, disse.

Covid-19: Flávio Dino prorroga decreto e suspende atividades de bares e restaurantes em São Luís  — Foto: Reprodução

Covid-19: Flávio Dino prorroga decreto e suspende atividades de bares e restaurantes em São Luís — Foto: Reprodução

Veja as medidas contra o coronavírus no Maranhão, anunciadas nesta sexta-feira, em coletiva:

Grande Ilha de São Luís

  • Fechamento de bares e restaurantes entre os dias 15 a 21 de março;
  • Igrejas podem funcionar com o limite máximo de 30% da capacidade;
  • Comércio continua funcionando entre às 9h às 21h.

Em todo o Maranhão

  • Festas, eventos e aulas presenciais continuam suspensas;
  • Serviço público estadual continua sem atividade presencial, exceto para serviços essenciais.

Auxílio para bares e artistas

Na ocasião, Dino divulgou a criação de dois auxílios emergenciais para o setor cultural e para donos de bares e restaurantes, durante o período em que o decreto estadual permanecer em vigor no Maranhão.

Para o setor cultural de São Luís, o valor do auxílio será de R$ 600 e o critério, é ter participado da Lei Aldir Blanc. A parcela única será creditada até o dia 19 de março, apenas com o cadastro realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).

Já o auxílio para donos de bares e restaurantes da Grande Ilha, será no valor de R$ 1 mil. O repasse será feito por meio de parcela única e creditada na próxima sexta-feira (19). Entretanto, outros detalhes não foram divulgados pelo governador.

Aquisição de vacinas

De acordo com o Flávio Dino, foi realizada uma reunião os nove governadores do Nordeste para a aquisição da vacina Sputinik V, da Rússia. O governador explicou que por enquanto, os estados vão seguir a Lei e aguardar o Ministério da Saúde realizar as aquisições. Dino afirmou que o ministro Eduardo Pazuello, mostrou ter interesse para a compra.

“Conseguimos chegar aos termos do contrato com uma empresa russa, mas resolvemos que vamos seguir a Lei, na qual diz que a prioridade no Brasil é para aquisições do governo federal, por conta das atribuições do Ministério da Saúde. O que seria aquisições diretas dos governadores do Nordeste, se transformarão em aquisições do Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunização”, disse.

Falta de oxigênio em Bacabal

O governador confirmou que houve falta de oxigênio no Hospital Municipal de Bacabal, na noite de quinta-feira (11). A unidade é mantida pela prefeitura municipal.

As equipes médicas solicitaram ao governo do Estado a transferência dos pacientes, que foram levados de ambulância para o Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal, e para o Hospital Regional Rubens Jorge, no município de Lago da Pedra.

“Sabemos que no atual momento da crise sanitária no Maranhão, a maior demanda está sendo para o sistema estadual de Saúde. É para lá que se destinam, todo os dias, ambulâncias, vindas dos municípios”, disse.

Coronavírus no Maranhão

Dos casos registrados, 100 foram na Grande Ilha (São LuísSão José de RibamarPaço do Lumiar e Raposa), 87 em Imperatriz e 651 nos demais municípios do estado.

Os casos ativos, ou seja, pessoas que estão atualmente em tratamento contra a Covid-19, chegaram a 11.692. Desses, 10.342 estão em isolamento social, 863 internados em enfermarias e 487 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022