OMS vê 'situação crítica' no Brasil


OMS vê situação crítica no Brasil
Reprodução/OMS/YouTube

Maria Van Kerkhove, chefe do programa de emergências da OMS, disse hoje que o Brasil vive uma “situação crítica” com a variante P.1 do coronavírus. Para ela, a transmissibilidade maior pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde.

“Nós fomos informados de que essa variante P.1 é dominante em pelo menos 13 estados até o momento, e nós vimos que houve um aumento de hospitalizações e internações na UTI em todos os grupos etários, inclusive nos mais novos”, disse Kerkhove, que é epidemiologista, em entrevista à imprensa.

“De fato, há uma situação crítica, os desafios são muitos em termos de aumento da transmissibilidade com essa variante P.1 que foi detectada e que está circulando no país”, disse Kerkhove. “Se você aumenta a transmissão, ou os vírus são mais transmissíveis, você terá mais casos que podem sobrecarregar todo o sistema que já está saturado.”

Além de mais transmissível, a P.1, identificada pela primeira vez em Manaus, pode reinfectar quem já teve Covid. Kerkhove reforçou apelo em favor do distanciamento social e da aceleração da vacinação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022