POLÍTICA - Pesquisa EXAME/IDEIA mostra Ciro Gomes como única alternativa a Lula e Bolsonaro

 


Segundo pesquisa EXAME/IDEIA coordenada por Maurício Moura, fundador do IDEIA, 58% dos brasileiro acham que Bolsonaro não merece ser reeleito. Em comparação com a pesquisa passada, esse número cresceu 5%.

Reflexo de um Brasil polarizado, 43% da população acredita que Lula merece voltar à presidência, mas 47% rejeita a ideia.

Ciro Gomes aparece em terceiro lugar nos cenários simulados, que contaram, todos eles, com Lula e Bolsonaro. Nos cenários com João Doria e Tasso Jereissati, Ciro tem 14% dos votos. Com Eduardo Leite, a porcentagem sobe para 16% e, incluindo Mandetta entre os possíveis candidatos, Ciro tem 10% das intenções.

Em relação à pesquisa anterior, Ciro oscilou para cima nas intenções de voto. No único cenário simulado anteriormente, o candidato tinha 13% das intenções.

Na pesquisa espontânea, Ciro passou de 4% para 6% das intenções de voto, atrás de Lula (22%) e de Bolsonaro (19%).

A rejeição de Lula e Bolsonaro corresponde ao dobro da de Ciro: enquanto 20% não votariam em Ciro de jeito nenhum, 40% não votariam em Lula e 37% em Bolsonaro.

Em um possível segundo turno entre Ciro e Bolsonaro, dentro da margem de erro, há empate técnico. Em relação à pesquisa anterior, Ciro cresceu dois pontos, passando de 37% para 39% dos votos, contra 41% de Bolsonaro.

Esse são dados da pesquisa EXAME/IDEIA mais recente. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 22 e 24 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.

Confira a íntegra da pesquisa: EXAME-IDEIA-25-de-JUNHO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022