POLÍTICA - Prefeito Fábio Gentil, ao lado de Roberto Rocha, defende redução de impostos para a população em Seminário Descomplica sobre Reforma Tributária


Caxias sediou nessa quinta-feira (09), o 3º Seminário Descomplica, sobre a Reforma Tributária, a reforma que está buscando mudar a forma de cobrar impostos no Brasil. Atualmente a população mais pobre e a classe média, pagam mais impostos que os Milionários ou Bilionários, proporcionalmente. O encontro foi realizado no auditório da CDL Caxias e reuniu empresários e políticos locais, a exemplo do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil. De forma virtual  Sérgio Gobetti, doutor em Economia pela Unb fez uma exposição sobre os benefícios da Reforma Tributária.





"Os pobres tendem a pagar mais impostos em proporção a sua renda e no consumo. A reforma tende a uniformizar. E, será mais benéfica para os mais pobres. Hoje a alíquota média que os mais pobres pagam é maior que a dos ricos", explica Sérgio Gobetti, doutor em Economia pela Unb.


"Todos nós sonhamos pela simplificação dos impostos. Hoje a cadeia de impostos é muito forte e afeta o comércio. Há uma diferença de impostos de estado para estado. Então, eu estou torcendo bastante pela redução dos impostos", frisa João Antônio Queiroz, empresário.



"O importante é simplificar o quanto puder. Eu não sei se teremos algum ganho na redução dos impostos, mas se pelo menos simplificar ajuda. O problema é que são muitos tributos e dificulta até mesmo para os contadores. Imagina para os empresários", lembra Ivan Ferreira, presidente do Sindilojas.


"Caxias está participando e resgatando o nosso papel histórico, que é participar da discussão política do nosso país", disse Paulinho, vice-prefeito.


"A Reforma Tributária vem andando a passos lentos, mas nós torcemos para que haja a redução de impostos para a população. A gente sabe que muitos impostos são cobrados, mas eles ficam a nível federal, então que haja melhor distribuição dos recursos arrecadados também. Aqui em baixo a nossa população precisa de investimentos e os recursos precisam chegar aqui também", disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).



Até o final deste ano pelo menos 4 cidades recebem o Seminário, Imperatriz, Balsas, Caxias e São Luís. A PEC 110/2019, relatada pelo senador Roberto Rocha, prevê a unificação da base tributária do consumo, com a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para a União com a (unificação dos impostos IPI, PIS e Cofins) o chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e um IVA para estados e municípios com a unificação dos impostos ICMS e ISS, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 



"A nossa proposta trata da base de Consumo. São os impostos que mais afetam o cidadão. Estão na base o ICMS, o ISS, IPI, PIS, Cofins. Estamos criando um imposto federal CBS, e estamos criando o IBS para estados e municípios. Então, essa parafernalha que cria um contencioso gigantesco e uma sonegação gigantesca vai desaparecer. Nós temos que simplificar e digitalizar o sistema", afirma Roberto Rocha, senador.


Ainda não há uma previsão para votação da PEC da Reforma Tributária. O senador afirma que está trabalhando para ler o relatório da Comissão de Constituição e Justiça do Senado ainda neste mês de dezembro. "Nós estamos numa briga para pautar na CCJ e em seguida ser deliberado", frisa Roberto Rocha, senador.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022