Lula copia proposta de Ciro Gomes para tirar pessoas do SPC


Ideia parte de um princípio entre economistas do partido de que é necessário promover uma política de expansão do crédito

Caio Junqueira

PT debate internamente uma proposta específica para aliviar ou quitar dívidas de devedores que têm seus nomes inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Proposta é semelhante a já apresentada 2018 pelo candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes.

Não há ainda um formato fechado sobre como isso ocorreria, mas a ideia parte de um princípio entre economistas do partido de que é necessário promover, caso Lula vença as eleições, uma política de expansão do crédito.

Uma ideia em curso, por exemplo, é fazer com que bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o BNDES promovam empréstimos generosos aos devedores sem a cobrança de juros. Outros caminhos inclusive já foram apresentados em alguns projetos de lei na atual legislatura, como o projeto de lei 3721 de 2019, do atual líder do partido na Câmara Reginaldo Lopes. O texto prevê o corte dos juros das dívidas e, também, seu parcelamento.


“São cerca de 70 milhões de brasileiros que não podem participar do mercado de crédito por terem dívidas médias de R$ 3.680, sendo mais da metade ao redor de R$ 1000. Mas não conseguem sair da dívida porque a renda mensal é semelhante ao tamanho da dívida. Proponho que o BNDES e Caixa Econômica Federal comprem essas dívidas, que elas sejam federalizadas e cobradas deles sem juros”, disse Lopes à CNN. O Economista assumiu a liderança da bancada do PT na Câmara neste ano e deve ser candidato a senador por Minas Gerais.

Um dos principais economistas que vem ajudando na formulação do programa econômico petista, Guilherme Mello, que integra a Fundação Perseu Abramo e é professor da Unicamp, confirmou que a ideia vem sendo debatida. Mas ainda em um formato definitivo.

“Há uma análise sobre a situação da dívida das famílias e pequenas e microempresas, pensando nas opções possíveis. Mas ainda está no campo da análise dos dados, obtenção de informações, debates. Estamos mais na fase de pegar dados e informações”, disse à CNN.

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022