EDUCAÇÃO - SEMECT realiza live de abertura da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT 2020)

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), através da Gestão de Memória de Cultura abriu nessa sexta-feira (11) a 4ª Edição da Feira de Literatura Cultura e Turismo da Região dos Cocais. Este ano a Feira traz como tema: Garantir os Direitos da Criança e do Adolescente. E, diferente doutras edições, por conta da covid-19, serão trabalhados: textos literários e livres, principalmente aqueles disponíveis em ambientes virtuais. 



"Esta feira mexeu e mexe com todos nós, porque Caxias respira literatura, respira poesia, Caxias respira pessoas magníficas que trabalham pra que possamos nos deleitar com histórias, lendas e textos. A FLICT 2020 tem ancorado o seu trabalho junto com a Prefeitura de Caxias, SEMECT e Gestão de Memória e Cultura, fazendo um trabalho de história, de levantamento, de ciência e inovação", afirma   Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).


A FLICT terá dois meses de muito trabalho com os alunos, gestores, professores, pais e demais envolvidos com a promoção da educação no município. Ao longo da abertura, que foi realizada pela Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno (por meio de live); e, a Prof. Drª Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória de Cultura  da SEMECT, foi feito também um retrospecto do que foram as edições passadas da FLICT, evento que teve início em 2017, e envolve em 2020 as cidades de Peritoró, Bacabal, São João do Sóter, Afonso Cunha, Timbiras, Buriti Bravo, Alexandre Costa, Fortuna, Lagoa do Mato e Codó.


"O que nós pensamos foi em uma feira que pudesse acompanhar as configurações do contexto atual, e todas as atividades estão acontecendo de forma remota. E, a gente viu a possibilidade de realizar a FLICT dentro destes parâmetros, ela que é uma vitrine para os nossos artísticas que fazem parte da tradição, mas também dos novos artistas. Nós teremos lives com artistas, pesquisadores, webinários, teremos a feira das crianças que vão preparar seus vídeos, seus textos", afirma Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura.

 

Realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da SEMECT e gestão de memória e cultura, a FLICT homenageou nas últimas edições os autores:  Assis Brasil em 2017; Wilson Marques 2018; Charlene Serra 2019. Em 2020, os homenageados seriam Joseane Maia, Elizeu Arruda, Cleo Rolim, mas por conta da Pandemia, eles receberam no evento de abertura uma Menção Honrosa, e a certeza de que assim que tudo voltar ao normal, eles serão homenageados com as devidas honras, pelas suas contribuições com a cultura e literatura caxienses.



A Secretária também lembrou do apoio de todas as secretarias municipais, em especial a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude. Mas também destacou criações importantes realizadas pela SEMECT ano passado. A Banda Euterpe Carimã, que homenageia Antônio Carimã, músico caxiense completa 1 ano de existência, e nasceu em 7 de setembro de 2020. Outra grande criação que chega para homenagear pessoas ilustres do município  foi a comenda Ubirajara Fidalgo, que homenageia o teatrólogo caxiense. 


A FLICT também é local de exposições e interação com escritores. Na última edição foram mais de 50 intelectuais, empresas e expositores de Caxias, cidades da região e de outros estados. Além disso, o evento também recebeu a II Seminário Saberes dos Cocais.


A secretária Ana Célia Damasceno lembrou ainda das contribuições de Luis de Carlos, ator, compositor, teatrólogo que faleceu em 2020 e deixa uma seu comprometimento com as artes cênicas. 


"A SEMECT mais uma vez inova e traz para dentro da FLICT um momento diferenciado, fazendo com que os professores, gestores, pais, alunos participem desse momento por meio de uma webinar. Nós não poderiamos deixar de fazer isso, a Feira de Literatura tem que existir porque precisamos. O trabalho que será feito é magnífico, no sentido de dizer que nossos professores trabalharão temas importantes para que nosso aluno, nosso professor e nossas famílias entendam cada vez mais que Caxias é terra de poetas, escritores e a literatura é muito importante. Vamos participar, vamos aproveitar e fazer da Feira On Line a melhor feira da região dos cocais", lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

*14 a 17 de setembro - Planejamento e escolha de livros e textos.

*De 18 de setembro a 16 de outubro - Elaboração dos trabalhos dos alunos a serem filmados e ou fotografados.

*19 de outubro a 27 de outubro - cada escola vai selecionar dois videos e duas fotografias.

*28 a 30 de outubro - envio dos vídeos e fotografias escolhidas para as coordenações dos polos.

*03 a 10 de novembro acontece a seleção dos vídeos e fotografias recebidos.

*11 a 13 de novembro - as coordenações dos polos enviam os vídeos e fotografias finalistas para a SEMECT.

*16 de novembro a 4 de dezembro - organização da página FLICT On Line.

*09 a 11 de dezembro - Semana da FLICT com lives e webinários.

*10 de dezembro - Entrega da Comenda Ubirajara Fidalgo - Entrega das medalhas.


No encerramento da live, a secretária Ana Célia Damasceno lembrou que os professores este ano a festa dos professores será on line. E, que a SEMECT está preparando um evento que será transmitido no dia: 17 de outubro (FESTA DOS PROFESSORES 2020 - LIVE).























Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022