ELEIÇÕES 2020 - Propaganda Eleitoral começa dia 27 de setembro e segue até 12 de novembro de 2020 em Caxias e em todo o país



No próximo dia 27 de setembro de 2020 tem início a propaganda eleitoral gratuita, inclusive na Internet. Ou seja, o candidato já pode pedir voto e explicar ao eleitor, o que pretende, caso seja eleito, realizar no exercício do mandato. Mas os candidatos devem ficar atentos, porque nem tudo é permitido. O chefe de cartório, Jardel Oliveira, recomenda que todos os candidatos e pessoas interessadas tomem conhecimento da resolução: 23.610, que traz todo o regramento do processo eleitoral de 2020. 

    Jardel Oliveira, chefe de cartório da 4ª zona eleitoral. 


"No caso de dúvida, é melhor não praticar a propaganda. O candidato tem um limite, e a gente recomenda a leitura da Resolução 23.610. Os candidatos já estão ansiosos, porque embora sejam permitidas reuniões, ainda não podem fazer o pedido do voto. A partir de domingo (27), já é permitido pedir o voto, já pode efetuar gasto, desde que o candidato tenha conta", frisa Jardel Oliveira, chefe de cartório da 4ª zona eleitoral. 


A propaganda no Rádio e na TV só começa no dia 09 de outubro e segue até dia 12 de novembro, três dias antes da eleição, que acontece no dia 15 de novembro. Em 2020, o município de Caxias conta com 101 mil eleitores aptos a votar. Este ano, o candidato deve estar mais próximo do eleitorado, uma vez que não é permitida a colocação de cavaletes em vias públicas, e não é possível utilizar propaganda em carro de som diariamente, a menos que seja em carreata, passeata e reuniões no horário das 08h as 22h00, com a presença do candidato. 


"Antes podia, mas agora não pode colocar cavaletes em espaços públicos porque atrapalha o fluxo de pessoas. Carro de som pode ser utilizado, somente em reuniões, caminhadas, carreatas, em local fixo com a presença do candidato, das 08h às 22h, desde que não instale até 200 metros de poder judiciário, legislativo, executivo, quarteis, nem muito alto, são 80 decibéis. Os candidatos têm que ter cuidado, quanto a isso.  Nós vamos disponibilizar o numero 3521 4344 e o aplicativo pardal para publicidade abusiva", explica Jardel Oliveira, chefe de cartório da 4ª zona eleitoral. 


Todo o material gráfico distribuído tem que vir com o CNPJ do candidato. Em 2020 haverá redução no número de sessões, de 501 para 297, considerando as que foram agregadas, por conta da redução no número de urnas eletrônicas. Em apenas três lugares vão haver mudanças de locais de votação. Quem votava no prédio da Câmara Municipal, votará na escola Paulo Marinho; quem votava no Colégio Gilberto Barbosa, irá para uma unidade de ensino ao lado - a escola Joaquim Francisco; e, quem votava no Colégio Caxiense, deve votar na escola Gonçalves Dias. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022