ELEIÇÕES 2020 - Fábio Gentil peitou e derrubou o Gordinho no debate da Sinal Verde

                Fábio Gentil                                                                    Adelmo Soares

O debate promovido pela TV Sinal Verde nessa sexta-feira (23), envolvendo os 08 candidatos à Prefeito de Caxias, começou com um ponto a menos para Adelmo Soares, pois o seu principal opositor, o Prefeito de Caxias e candidato à reeleição, Fábio Gentil, compareceu ao confronto entre postulantes ao cargo de executivo municipal. Ou seja, caía por terra o tal desafio, que Adelmo dizia ter feito à Fábio Gentil, dando a entender de que o 'Cabeludo' estaria se escondendo de um embate. O que na realidade não foi bem isso que se viu.


O debate iniciou, e, ao longo das discussões, Adelmo Soares foi confrontado por Fábio Gentil. Ou seja, Fábio Gentil fez exatamente o que Adelmo não esperava. Na onfesiva, Fábio Gentil 'peitou' e derrubou o Gordinho com as questões que levantou.


A primeira pergunta formulada por Fábio Gentil à Adelmo Soares foi sobre infraestrutura. Fábio Gentil destacou que Adelmo Soares fez parte de um grupo político por 12 anos, que já era deputado por quase dois anos, e pediu para que ele citasse uma obra estruturante que pudesse enaltecer o município de Caxias. Em resposta Adelmo divagou. Disse que Fábio Gentil chegou a integrar o governo de Humberto Coutinho, e falou sobre o lixão saindo completamente do assunto.Somente no final da resposta, iniciou a responder a questão, ao dizer que ele tem participação na emenda que levou asfalto às ruas do bairro Teso Duro e Antenor Viana.


Na réplica, Fábio Gentil deixou Adelmo Soares desconcertado, ao descrever o semblante dele (Adelmo), lembrando que não se faz política com ódio. O 'Cabeludo' também lembrou ao candidato que é uma falta de respeito à população demonstrar ódio ao responder uma simples pergunta do adversário.


Na segunda oportunidade em que Fábio Gentil pôde perguntar, poderia ter escolhido outro candidato, mas optou por fazer mais uma ofensiva sobre Adelmo Soares. Fábio Gentil questionou sobre a Maternidade Carmosina Coutinho. Disse que Adelmo integrou o governo passado como um dos secretários, e, mesmo assim, não conseguiu impedir que a cidade de Caxias ficasse conhecida nacionalmente por ter a 'Maternidade da Morte'. Fábio Gentil se referiu ainda ao Hospital Geral que foi fechado na gestão passada: 'Centenas de mortes na Carmosina, aconteceram. E, o candidato era vereador, e logo em seguida, secretário. O hospital fechou e o candidato não tomou uma posição favorável à população de Caxias. Por que que o candidato ficou calado ou ficou inerte a atitudes que vieram a prejudicar centenas de famílias, inclusive com mortes'?


Em resposta, Adelmo Soares disse que chegou a alertar. Mas, tentando atacar Fábio Gentil, disse que a Maternidade Carmosina Coutinho continua igual. (Neste ponto, Adelmo Soares mentiu, pois atualmente a Maternidade Carmosina Coutinho possui um dos menores índices de mortalidade materna e infantil do Brasil abaixo 9%, e, há dois anos não ocorre mortes maternas. Por ano, nascem mais aproximadamente 4 mil crianças na maternidade, que de Maternidade da Morte em 2016, passou a ser a Maternidade da Vida). Adelmo fugiu da resposta sobre a saúde, e resolveu acusar Fábio Gentil de negociar cargos. 


Fábio Gentil em réplica, reforçou que Adelmo Soares fugiu da resposta. E, voltou a perguntar porque Adelmo foi conivente ou irresponsável, ao ver tantas mortes acontecendo e nenhuma atitude ter tomado. Lembrou ainda que, o Hospital Geral foi fechado, enquanto Adelmo era vereador e, logo depois, secretário de Estado e não trabalhou para abrir a unidade de saúde. Fábio Gentil rememorou também que Adelmo Soares é conhecido por mudar de grupo político constantemente, e citou que na administração de Márcia Marinho, Adelmo Soares criticou Cleide Coutinho. Em momento posterior, ao mudar de lado, Adelmo passou a criticar Márcia Marinho e Paulo Marinho. Fábio Gentil disse ainda, que de repente Aldemo Soares estava na Assembleia Legislativa, dizendo que era importante as pessoas conhecerem Caxias. E, arrematou destacando que a fama de traidor não é dele (Fábio Gentil). O 'Cabeludo' ainda deu um golpe de misericórdia dizendo que talvez, o fato Adelmo ter uma rejeição tão grande, seja pelo fato dele, uma hora ser uma coisa, e, em outra hora, outra.


O debate teve a participação de 08 candidatos: Fábio Gentil, Júnior Martins, Adelmo Soares, AJ Alves, Prof Arnaldo Rodrigues, Constantino Castro, César Sabá e Luciano Aldrin. Porém, fizemos este recorte para destacar que, diferente do que andava propalando nas redes sociais, quem foi enfrentado foi Adelmo Soares e não Fábio Gentil, como a realidade demonstrou.


Os demais candidatos fizeram o mais do mesmo. Eles destacaram a importância de melhorar e realizar mudanças em setores estratégicos da cidade, a exemplo de: saúde, educação, transporte, segurança, meio ambiente, dentre outros. No entanto faltou dizer como pretendem fazer isso, em quanto tempo e com que dinheiro. Nem mesmo o assunto do lixão foi consenso. César Sabá e Junior Martins até disseram que querem retirar o lixão do local em que está atualmente. Mas, não disseram onde funcionaria em uma eventual gestão deles, nem em quanto tempo dariam uma solução. Sobre este assunto, Fábio Gentil disse que foi feito um levantamento e projeto que custou mais de R$ 500 mil reaispara que um aterro sanitário seja construído, que será feito em sua próxima gestão, caso reeleito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022