278 pessoas aguardam transplante renal no Maranhão

No ano de 2020, foram realizados 11 transplantes renais no Estado.
IMIRANTE.COM, COM INFORMAÇÕES DO GOVERNO DO MARANHÃO06/01/2021 às 06h54
Centro de Hemodiálise São Luís. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS - No Maranhão, atualmente, 278 pessoas estão na lista de espera para transplantes renais, segundo a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No ano de 2020, foram realizados 11 transplantes renais no Estado.

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, porém é fundamental comunicar aos parentes seu desejo de ser doador. Somente após concretizada a intenção de fazer a doação é que uma autorização por escrito é oficializada. Os órgãos doados são destinados a pessoas compatíveis e que estão aguardando a lista única do estado, controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes e supervisionada pelo Ministério da Saúde.

O motorista Carlos Alberto Araújo, de 51 anos, paciente renal crônico atendido pelo Centro de Hemodiálise São Luís realizou transplante de rim dois anos após o início do tratamento dialítico. O procedimento foi realizado no último dia 31 de dezembro e o paciente segue monitorado pelo Centro de Hemodiálise São Luís.

Carlos Alberto Araújo, de 51 anos, paciente renal crônico. Foto: Divulgação.

Ao saber que faria a cirurgia não fiquei nervoso nem nada, na verdade me senti tranquilo, pois sabia que estava em boas mãos e confiante no meu Deus. De agora para frente, é cuidar mais da minha saúde e obedecer mais às orientações médicas, tudo para viver mais e melhor, principalmente ao lado das pessoas que amo”, afirmou Carlos.

Para ser submetido ao transplante, o paciente precisa atender a uma série de pré-requisitos. Esses protocolos todos são seguidos pelo Centro de Hemodiálise e atendem orientações dadas pela Coordenadoria de Enfermagem e de Psicologia da unidade. Além disso, o próprio paciente deve se mostrar aberto ao processo de transplante, depois de ser submetido a análise do corpo médico enquanto aguarda na fila de espera para o transplante.

O Centro de Hemodiálise São Luís dá suporte a pacientes renais crônicos da Região Metropolitana e de Rosário, por meio do atendimento regulado pela Central Única de Regulação de Diálise do Estado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022