Dª EDITH, ESPOSA DO FOTÓGRAFO CAXIENSE SINÉSIO SANTOS, FALECEU EM FORTALEZA



Às 14h desta quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021, faleceu em Fortaleza (CE) Dª Edith Ferreira Santos da Silva, chamada Dª Ditosa. Era esposa de Sinésio Santos, o mais caxiense dos filhos de Parnarama, onde nasceu em 1933, dois anos depois veio com os pais para Caxias, montou o “Foto Santos” e, com suas máquinas fotográficas, ternou-se o maior gerador e documentador de imagens de pessoas, fatos, paisagens, urbanismo e modos & costumes de Caxias.





Entre 13 e próximo dos 18 anos, fui menor estagiário do Banco do Brasil, o primeiro da agência de Caxias, que ficava ali ao lado do Foto Santos, no centro da cidade. Ali no Foto comprei muitas fotografias de Caxias, tiradas por Seu Sinésio. Com muita frequência eu ia lá, ele colocava fotos reveladas e até negativos à disposição e eu ia escolhendo. (Man)tenho até hoje boa parte dessas fotos, inclusive algumas coloridas... Eu também comprava do outro fotógrafo da cidade, à época, o Waston, sobrinho de Dª Edith Santos e primo dos filhos dela. O Waston tinha um auxiliar chamado "Nem", também primo dos filhos de Edith e Sinésio. O “Nem” era presepeiro, gostava de uma cachaça em fim de semana (vamos dizer que era só no fim de semana), mas pense em um cabra alegre, gente boa, dado a altas risadas quando me recebia para mostrar as fotos para eu escolher, no estúdio que ficava no início da Rua Aarão Reis, primeiro quarteirão perto da Praça da Matriz.


Tempo... tempo...


*


Um retrato da vida do fotógrafo Sinésio Santos (falecido em 1999) seria desfocado, incompleto, senão injusto, se ao lado dele não estivesse uma mulher forte, determinada, que com ele gerou, criou e cuidou para o mundo nada menos do que oito filhos.


Com a morte de Dª Edith, só podemos imaginar  -- na impossibilidade de fazer uma imagem, uma fotografia  -- o reencontro do casal nos céus da Eternidade e Espiritualidade.


Aos herdeiros do amor e do respeito de Dª Edith e Seu Sinésio enviei a mensagem abaixo, com nosso pesar.


*


Valdenise, Márcia e Sinesinho Santos (e os demais irmãos Célia, Salomé, Francisca, Nádia e Luís):


Nós  --  aqueles que perderam a mãe, pai e familiares tão próximos -- sabemos o quanto é particular, individual, a dor dessas perdas e partidas.


Mesmo os que trabalham com palavras se veem escassos delas para dizer algo ante estes instantes de luto, tristeza e saudades.


Quando uma mãe, que nem Dona Edith, se vai primeiro é porque ela, sempre pioneira, quer preparar o Céu para, daqui há décadas, no tempo de Deus, receber os filhos  --  assim como, na terra, abriu o próprio ventre para dar a luz aos filhos.


Mãe é um jeito diferente e indizível de ser gente, a expressão máxima da humana Humanidade.


Serenidade e Paz, Conterrâneos e Amigos, pela mudança de Vida de Dª Edith Santos.


*


O velório de Dª Edith (Ditosa) Santos será em Fortaleza, na sala Iluminar, da Alvorada Funerais, na rua Senador Pompeu, nº 2080, no centro da capital cearense, a partir das 7h, manhã de sexta-feira, dia 5. Às 13 horas inicia-se o cortejo, com sepultamento às 14 horas, no Cemitério Parque da Saudade.


*


(P. S. - Agora em janeiro, revisitando nossa Caxias, encontrei Sinesinho em uma agência bancária. Estudamos no Colégio São José e aprendemos karatê com o mestre Elias, na quadra do SESC, ali vizinho à Igreja da Matriz... Por telefone, tempos atrás, Valdenise me lembrava que fez cursos comigo, ministrados na sede da União Artística, na Praça do Panteon. Com Márcia tivemos proveitosa conversa no Instituto Histórico sobre o trabalho fotográfico  --  mais que profissional, também passional --  de seu grande pai, Sinésio, que mereceu um belo e volumoso registro em livro, "A Cidade e os Olhos", fonte da foto acima, com Dª Edith à direita e, sentada, com o marido Sinésio  e seis dos oito filhos).



EDMILSON SANCHES 

(OBS.  – Na foto que ilustrou postagem  anterior não estava Dª Edith, mas, sim, uma prima, além de cinco crianças, filhos de Dª Edith e Sinésio e outros primos).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022