POLÍTICA - Demonstração de força



A principal abordagem do tema segurança pública, em Caxias, coube ao vereador Torneirinho (PV), presidente da Comissão Permanente de Segurança do poder legislativo, que fez um balanço da reunião remota que o colegiado fez com o secretário de Estado da Segurança, Jeferson Portela, o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Andréas Gossain, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, major Ricardo Oliveira de Carvalho, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Almeida Neto, e o delegado regional da Polícia Civil, Alcides Neto, em encontro transcorrido na semana passada. "Cobramos a presença do Estado, para saber o que o governo estadual poderia fazer, neste momento de gravidade, por Caxias", iniciou Torneirinho.


O vereador informou que, juntamente com os vereadores Luís Lacerda e Durval Júnior (Republicanos), membros da comissão de segurança, foi repassada a necessidade imediata da PM de Caxias contar com oito motocicletas e mais duas viaturas, para melhor efetivação do trabalho de segurança na cidade, além de reforço no quadro de pessoal da corporação. No âmbito da polícia civil, a demanda foi pela abertura de mais uma delegacia especializada em flagrantes, a descentralização de delegacia, com instalação prevista para prédio próprio nas imediações do Parque da Cidade, mais o aporte de novos investigadores, escrivães e delegados, e criação da guarnição especializada Maria da Penha, para combater crimes contra a mulher.

Segundo Torneirinho, o secretário Jeferson Portela foi muito receptivo às reivindicações da sua comissão, anunciou que os pedidos entraram em escala de prioridade e poderão já ser atendidos a partir de meados do próximo mês de abril, através do encaminhamento de policiais que estão em processo de treinamento na capital. Com relação a novas viaturas, o Estado aguarda o desdobramento de uma licitação que está comprando 150 viaturas e o mesmo número de motos para a PMMA. Uma viatura nova, no entanto, já foi disponibilizada para a PM de Caxias.

O trabalho da Força de Segurança do Estado, conforme informou, já está na área desde o último fim de semana, alcançando várias cidades do leste maranhense, e deverá continuar pelos próximos 60 dias, quando será realizado um novo encontro, com a presença dos vereadores locais, para conhecimento das ações efetivadas na área contra a marginalidade. Por outro lado, Torneirinho destacou a nomeação do secretário municipal de Segurança, Francisco de Assis Oliveira Mesquita,e da comandante da Guarda Municipal de Caxias, Maria da Conceição Gomes Silveira, no último dia 25, pelo prefeito Fábio Gentil.

Fonte: Site da Câmara Municipal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022