A união de dois gigantes: João Santana e Ciro Gomes firmam parceria para 2022

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Por Gustavo Castañon e Antonio Duarte Vargas – Agora é oficial, João Santana foi contratado pelo PDT para ser o marqueteiro da candidatura presidencial de Ciro Gomes em 2022.

João Santana é considerado um mago do marketing político não apenas no Brasil como no mundo, tendo sido eleito pela revista “Campaigns and Elections” um dos 10 melhores consultores políticos do planeta.

Jornalista, publicitário, escritor e músico, João é o marqueteiro mais vitorioso da América Latina pós-redemocratização. Coordenou as campanhas de Lula (2006) e Dilma Roussef (2010 e 2014), no Brasil; Hugo Chávez (2012), na Venezuela; Mauricio Funes, em El Salvador; Danilo Medina, na República Dominicana; e José Eduardo Santos, em Angola; tendo sido o único marqueteiro político do mundo a conseguir três vitórias presidenciais em um mesmo ano (2012). Além disso, sua empresa também elegeu dezenas de governadores, prefeitos, senadores e deputados pelos dois maiores países do continente, Brasil e Argentina. Este é um currículo incrível que fala por si só para empolgar os militantes trabalhistas.

É claro que a interrupção de suas atividades pelos processos judiciais que enfrentou vai gerar críticas a essa parceria que qualquer candidato sonha. Os adversários tentarão ressignificar esse tremendo impulso no projeto de Ciro para 2022. Acreditamos que três tipos surgirão.

Primeiro, vão tentar explorar o problema ético de contratar um consultor político que foi condenado judicialmente.

Segundo, vão reclamar da suposta campanha de desconstrução que a Marina sofreu em 2014, por parte do PT.

Terceiro, vão questionar a capacidade de João de se atualizar para o novo estado da política na era digital. Vivemos na época pós-chegada ao poder da extrema-direita em 2016 com Trump nos EUA e em 2018 com Bolsonaro no Brasil, ambos sob a tutela de Steve Bannon e seu poderoso esquema cibernético internacional.

Vamos por partes.

Nem eticamente nem juridicamente há qualquer tipo de problema na contratação de João Santana pelo PDT, que pagará seus honorários por dentro, de forma transparente. João já pagou pelo seu crime de receber por fora no esquema de Caixa 2 do PT. É importante salientar que João Santana nunca foi condenado por corrupção ou formação de quadrilha, pelo contrário, ele foi absolvido quando acusado desses crimes. O fato é que o PDT não tem qualquer pretensão de pagar os serviços do marqueteiro pedindo propinas para seus financiadores por fora das prestações de contas como o PT foi acusado de fazer.

A militância trabalhista também pode ficar tranquila, pois não promoveremos campanhas de ódio e desconstrução como o PT está acostumado a fazer. João Santana vem para ajudar a popularizar e atualizar a linguagem do trabalhismo e do projeto de Ciro e do PDT para o país. Ao mesmo tempo, vai ajudar a explicar ao povo brasileiro o que aconteceu com o Brasil para chegarmos ao pior momento de nossa história.

Por fim, podemos ficar todos muito animados em relação à capacidade atual desse profissional que ficou afastado das últimas eleições. As entrevistas de João Santana, e também quem conversa pessoalmente com ele, indicam que o maior vencedor de eleições do continente continua na fronteira do conhecimento do marketing político. A empresa de João Santana vai dar para o trabalhismo primeiro, e para Ciro Gomes depois, os mais sofisticados instrumentos de pesquisa, análise, intervenção, e desenvolvimento de imagens, narrativas, discursos, para informar e construir uma campanha política no estado da arte da ciência da comunicação contemporânea.

O tempo afastado serviu para João Santana estudar e assistir as campanhas cada vez mais concentradas na internet baseadas na análise massiva de dados (big data) e distribuídas nas redes sociais com instrumentos e narrativas variados em busca todos os segmentos sociais.

É justamente essa capacidade altamente especializada que faltava para o melhor pré-candidato que o Brasil tem para as eleições de 2022. Ciro Gomes é portador da tradição do Brasil que deu certo, o trabalhismo herdeiro de Getulio Vargas e Leonel Brizola, de uma biografia invejável como político popular em sua terra e gestor público competente e honesto, e principalmente, de um Projeto Nacional de Desenvolvimento claro e cristalino, aberto ao debate, para que todas as forças e segmentos da sociedade brasileira possam não apenas apoiar como participar.

Além disso, e não menos importante, é o fato de que João Santana conhece todos os defeitos por dentro do adversário de Ciro na esquerda. Esse era o motivo do pânico de Lula e do esquema de comunicação do PT dos últimos dias. João Santana conseguiu eleger a inexpressiva e incompetente Dilma Rousseff exaltando as virtudes de Lula, agora poderá desconstruir cada milímetro das fantasias lulistas.

Com a contratação de João, Lupi mostra que não está de brincadeira e quer o PDT atualizando sua comunicação e reassumindo a liderança do campo progressista da política nacional. Voltamos para reassumir o nosso papel histórico.

Esse recado ao mundo político é que agora é para valer, que o Ciro que virá em 2022 será sua mais poderosa versão de candidato, deixando pouco espaço para qualquer outro postulante à representante da antipolarização.

Se vencer as eleições de 2022, João Santana, que já é o maior consultor político de sua geração, não apenas irá retornar com tudo como o maior ator do mercado de comunicação do país novamente, como ficará cravado como uma figura sem a qual não se pode compreender a história política do Brasil. Nada pode ser mais motivador do que esse tipo de grandeza histórica que um homem público pode atingir. Ciro e João não estão em busca de um cargo e dinheiro, isso eles já conquistaram. Este é um encontro de gigantes em busca de fazer história.

Por Gustavo Castañon e Antonio Duarte Vargas

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