POLÍTICA - Amanda Gentil fala sobre gestão municipal e diz que possível candidatura em 2022 é uma decisão de grupo político


Nessa sábado (22), Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura Municipal de Caxias, e, filha do Prefeito Fábio Gentil, esteve no programa Contra Ponto na Rádio educativa Guanaré FM. A jovem que reflete um protagonismo da juventude, conversou por quase uma hora, e respondeu questões, a exemplo de como é nascer dentro de uma família com tradição política e ter grandes professores, dentro de casa, como: Fábio Gentil e Zé Gentil. 



"É um privilégio ter pessoas com meu pai Fábio Gentil, e, como meu avô Zé Gentil, que infelizmente não está mais aqui. É um privilégio ter essas pessoas dentro da minha própria casa, me ensinando. Me ensinaram desde pequena a dar os primeiros passos, e, me ensinaram sobre política também. Eu vivi por muito tempo com as experiências deles, e, agora estou também vivendo as minhas próprias experiências", frisa Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).



Ela afirmou que a função de Assessora Especial, está lhe permitindo um canto mais próximo com os caxienses, e, com a resolução de problemas que dizem respeito diretamente com a viva das pessoas.


"Se Assessoria Especial me permite ir e vir com mais liberdade dentro do município. Tem um pouco de flexibilidade. Eu posso ir na secretaria fazer uma fiscalização, eu posso ir na Prefeitura para fazer mais pelo município. Inclusive, ultimamente, devido a Pandemia, esse momento crítico que estamos vivendo, eu tenho estado muito na Secretaria de Saúde procurando ajudar. Eu me comunico muito com as pessoas de dentro do município, com um diretor, com um secretário, eu acabo tendo um pouco mais de liberdade dentro das secretarias", afirma Amanda Gentil, Assessora Especial da Prefeitura de Caxias (MA). 

Amanda falou sobre as perdas familiares, de Zé Gentil (80 anos) e Talmir Franklin Rosa Neto (55 anos), que foram vítimas  da covid-19. Ela destacou que ainda é muito difícil falar sobre este assunto. 


"Foi um baque muito grande, foi uma surpresa muito grande, foi muito rápido, mas foi muito doloroso. Eu tive que segurar as pontas em alguns assuntos. A cidade inteira, a gente fez um cortejo maravilhoso. Eu tenho certeza que ele está em um bom lugar. Apesar de ter perdido o meu avô, eu era mais próxima do meu tio. Foi desesperador, porque não foram em 5 dias, como meu avô, foram 30 dias, indo dormir, colocando a cabeça no travesseiro, com medo de acordar com uma notícia ruim. Então, foram 30 dias muito desesperadores . 30 dias sem sair de casa. Minha avó é está sofrendo muito. Pra ela está sendo o pior momento. Meu pai, foi triste ver o que eu vi, foi desesperador. A gente cria um trauma, porque a gente recebia as notícias pelo celular. Depois, que aconteceu, o que aconteceu, eu passei uma semana sem pegar no celular", disse Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).



A jovem de 22 anos, também destacou o quanto Fábio Gentil é exemplo para ela. Da relação próxima com ele, que por muitas vezes também ocupou o lugar de mãe, em sua vida, embora tenha convivido muito com a avó. 


"Meu pai é muito rígido, sempre foi, mas hoje eu agradeço, porque eu vejo que tudo que ele fez foi pro meu bem. Meu pai, ele diz que não é só meu pai, ele é pai de 180 mil habitantes, ele ama esta cidade. Caxias é uma cidade grande, é uma cidade em desenvolvimento", frisa Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).


Amanda Gentil frisou que no momento está focada em desenvolver sua atividade e contribuir com a cidade. "Depois que meu tio faleceu, eu vi que meu pai precisou de mim mais do que nunca. Eu me prontifiquei a estar do lado dele para ajudar.  O meu tio Talmir era o braço esquerdo, direito, o pé, a mão. Ele tinha perdido o pai, tinha perdido o irmão. Eu vi que meu pai precisava de uma pessoa ao lado dele, ele ele tinha a filha dele", lembrou Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).


Ao responder sobre a responsabilidade que tem diante seguir a tradição política da família, ela também lembrou que gosta viver o momento presente, entender o que está vivendo.


"Eu estou lá dentro, fiscalizando as obras, na Assistência Social, ajudando nos projetos deles. Graças à Deus estamos continuando o trabalho. Eu estou aqui para ser escudo de problemas pequenos que eu posso resolver, que era o que o meu tio fazia, para evitar desgastar ele, com problemas que eu sei que são maiores", ressalta Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).


Ao ser indagada sobre as eleições de 2022, e, sobre o fato de Caxias está com um vazio tanto na política estadual, quanto federal, disse que no momento adequado o grupo político ao qual faz parte, vai conversar sobre as eleições de 2022. 


"Eu estou focada no que eu estou fazendo, é claro que eu respiro política, mas eu sou muito de grupo político, onde meu pai encabeça esse grupo, não só local, mas regional. A gente faz parte do grupo do Governador, Flávio Dino. Então, eu dependo muito das pessoas que fazem parte. Tem o meu pai que é Prefeito, tem o vice-prefeito Paulo Marinho Junior, temos o vice-governador, Brandão. O grupo político não são só os políticos é a população também, o que a população quer que seja", lembra Amanda Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).



Ela lembrou que faz grupo político grande liderado pelo Fábio Gentil, mas não descartou a possibilidade de uma possível candidatura. "Por mais que Caxias tenha muita coisa, por mais que o prefeito de Fábio Gentil, tenha feito muita coisa. A ajuda é sempre bem vinda. Sempre precisamos de mais, para melhorar a situação da nossa cidade. Claro que precisamos de um representante Federal, e, eu espero que venha, ano que vem, um candidato da nossa região. Por mais que nosso prefeito faça muito, nós precisamos representantes no legislativo estadual e federal. Eu tenho muita força de vontade para ajudar Caxias, mas é uma decisão de grupo", destaca Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022