OPINIÃO - PÉSSIMO EXEMPLO: SINTRAP faz nova pichação na cidade e atitude é repudiada pelos educadores


A cidade Caxias acordou esta segunda-feira (20), com ruas do centro da cidade pichadas e vandalizadas, mais um péssimo exemplo protagonizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias (SINTRAP), Sindicato que diz representar os educadores em Caxias (MA). Aliás, cabe lembrar que qualquer solicitação visando a melhoria para qualquer categoria é legítima, desde que respeitosas com a cidade e que todos saibam agir com respeito a um princípio, que hoje, mais do que em qualquer outro tempo é importantíssimo ser observado, a democracia. Mas em Caxias, o SINTRAP, mais uma vez sem o apoio dos educadores suja a cidade, e emporcalha as ruas com tintas, de tal forma que as atitudes não condizem com a categoria que dizem representar. As redes sociais estampam fotos repudiando o ato do SINTRAP.







A cidade de Caxias vivencia nesse final de ano, o Natal Iluminado, e toda a cidade está respirando uma retomada das atividades no comércio, e a cidade busca voltar à normalidade fomentando a economia local. Mas, parece que os ocupantes da direção da categoria não pensa na população de um modo em geral, parecem agir pensando apenas  neles, achando que sujando a cidade e vandalizando o que é público, possa conseguir alguma coisa. Acredito que a via do diálogo deva ser o caminho mais curto para se chegar a um entendimento.  


O repúdio a esse tipo de atitude dentro da categoria é sentido, a ponto dos educadores não participarem das manifestações organizadas pelo sindicato, que parece não querer respeitar o direito dos caxienses de terem uma cidade limpa, bonita e sem vandalismo, promovido por uma entidade que deveria dar mais exemplo. 


O Blog checou, e os educadores não apoiam esse tipo de atitude, que em vez de produzir positividade para o SINTRAP, apenas mancha a imagem de uma entidade que deveria melhor representar a categoria dos educadores, buscando sentar com representantes do executivo e legislativo para as demandas atinentes aos educadores. 

 

Vale destacar que não é a primeira vez que o SINTRAP tenta chamar a atenção sujando a cidade, dando um péssimo exemplo aos caxienses, como se os educadores só conseguissem ser escutados se agissem como vândalos. Será que não está na hora de ações partidárias e politiqueiras deixarem ser utilizadas dentro do Sindicato para de fato representar a categoria, em vez de tentar fazer uma oposição política à gestão municipal, apenas por fazer oposição. 


SALÁRIO EM DIA E ANTECIPADO

Vale destacar que Caxias é uma cidade está pagando os educadores em dia e antecipado. Aliás, foi feito o anúncio pelo chefe do executivo, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, de que a Prefeitura já pagou o Décimo Terceiro, o Décimo Quarto (em 15 de outubro), vai pagar o Décimo Quinto e até mesmo Décimo Sexto salário, com recursos destinados aos educadores. Inclusive durante o Show do Lado Encantado da Veneza, o prefeito disse que está consultando o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para saber se pode, com os recursos que chegaram pagar, além dos professores, os demais profissionais da educação. Até  que o parecer do TCE seja dado, já está sendo pago, segundo disse o gestor em discurso, o salário do mês de dezembro. Além disso, será pago o Décimo Quinto e Décimo Sexto salário aos educadores até o final de dezembro de 2021.


Fica a pergunta: Qual a reivindicação do SINTRAP? O que estaria por detrás das pichações. Será que teria uma oposição ressentida?


A estratégia do vandalismo infelizmente tem sido a mais utilizada pelo SINTRAP que parece não gostar de abrir canais de conversa com o poder executivo local. Aliás, a quantidade de pessoas que adere às ações do sindicato é uma prova de que os educadores não aprova a iniciativa de sujar a cidade como forma de chamar a atenção para alguma demanda, que por ventura o poder público municipal possam apresentar solução. 


O Blog buscou falar com alguns professores e eles nos disseram que não concordam de forma alguma com essa atitude, e alguns, qualificam de 'irresponsável' a atitude do SINTRAP de pichar a cidade. Já outras educadoras acreditam que a via do diálogo é sempre a melhor utilizada para se conseguir qualquer coisa. 



O Blog também apurou que educadores estariam até mesmo preparando  um manifesto contra as atitudes do próprio sindicato, que a pretexto de representar a categoria suja a cidade em nome dos professores.


Comentários

Nazaré Lima disse…
Bom seria se esses professores que repudiam as ações do SINTRAP, também repudiassem o abono e aceitassem receber.




Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022