INDEPENDÊNCIA - SEMECT comemora os 198 anos de Independência do Brasil com apresentação da Banda Marcial Euterpe Carimã no Complexo Turístico Balaiada

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) de Caxias (MA) realizou um ato cívico no Morro do Alecrim, em frente ao Memorial da Balaiada e no Mirante da Balaiada (Complexo Turístico Balaiada), com a apresentação da Banda Marcial Euterpe Carimã, na manhã dessa segunda-feira (07). Ao lado de professores, gestores e alguns estudantes, a atividade foi restrita para evitar aglomerações, mas celebrou os 198 anos de Independência do Brasil, momento que representa o reforço da construção de uma identidade brasileira, pois marca o desligamento, historicamente, entre o Brasil e a Coroa Portuguesa. 



"Nós não podemos deixar uma data desta passar desapercebida. Para nós hoje é um momento importantíssimo. Se não fosse a Pandemia estaríamos há duas semanas realizando os desfiles, afinal nesses últimos 3 anos realizamos grandes desfiles, o último nós lembramos da Inclusão", afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). 


A Banda Marcial é composta por 80 integrantes e esteve reforçada esta manhã, com a presença de instrumentistas da Banda Lira Municipal, a exemplo do Maestro Jhonny Rios, dentre outros. Além de evoluções, foram executados os hinos que valorizam o patriotismo dos brasileiros em um primeiro momento, e, em um segundo momento a banda também tocou músicas populares.


"É legal, até porque a gente pode levar isso para os lugares onde ainda não tem. Temos que valorizar", frisa Arielly Rocha, integrante da Banda Euterpe Carimã.


"Eu gosto de fazer parte da Banda Euterpe Carimã. Eu já fiz parte de bandas em 7 de setembro há algum tempo, e gostei de fazer parte da Banda", frisa Geovana de Sousa, integrante da Banda Euterpe Carimã.


"Está sendo uma experiência nova. Eu ainda não havia feito parte de banda, mas agora estamos fazendo com que a banda evolua. Hoje estamos homenageando o nosso Brasil", lembra Fernanda Pereira, integrante da Banda Euterpe Carimã.


"A gente já estava com saudade de tocar. É um honra fazer parte desse grupo. Agradeço pelo convite da Secretária e do mestre Neto", frisa Maestro Jhony Rios, da Banda Lira Municipal.


"Estamos com um ano de Banda Euterpe Carimã, e os alunos estão com a gente desde o início. Estamos aqui fazendo esta homenagem à pátria. A Banda faz um repertório oficial e outro popular. Esperamos que tudo volte logo ao normal", lembra Neto Cavalho, Maestro e Coordenador da Banda Euterpe Carimã.


A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno destaca que o momento é de reforçar o amor pelo país e a luta pela independência todos os dias. Ela lembra que todos os anos a SEMECT promove os desfiles alusivos a 7 de setembro, mas em 2020 por conta da Pandemia, não foi possível mobilizar todas as unidades de ensino visando a proteger as vidas dos mais de 30 mil alunos da rede municipal de educação.


"A Pandemia mudou um pouco, mas hoje estamos mostrando a Banda Euterpe Carimã para o mundo, transmitindo ao vivo pela Internet. Nós precisamos reforçar o sentimento de pertencimento, em relação à nossa cidade, ao nosso Maranhão. Esse sentimento precisa ser reforçado dando a certeza de que eu posso mudar este país", afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). 





























Comentários

Mensagens populares deste blogue

POLÍTICA - Amanda Gentil homenageia as mães caxienses e entrega flores ao som da Banda Lira Municipal; a jovem se apresenta como a continuação da tradição política da família Gentil

INFRAESTRUTURA - Prefeitura de Caxias (MA) entrega Praça da Bíblia hoje (24) a partir das 19h00

POLÍTICA - Ciro amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode ir para 2º turno com Lula em 2022